Personal trainer da equipe Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) e criador do método Performance+. Com o objetivo de cuidar...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A regra é clara: antes de iniciar qualquer treino devemos alongar o corpo. Apesar de fazer parte da rotina de quem pratica exercícios físicos, pouco se fala da diferença que o alongamento causa em nosso desempenho. O MinhaVida conversou com Matheus Vianna, personal trainer da equipe do Instituto Nutrindo Ideais para entender os benefícios de se alongar adequadamente.
Por que devemos nos alongar antes e depois dos exercícios físicos?
O alongamento se caracteriza pelo conjunto de exercícios utilizados para promover flexibilidade e amplitude de movimentos. Dessa forma, o corpo é preparado para sair da inatividade e iniciar uma prática física. “Por conta disso, o ideal como pré exercício é que seja realizado um aquecimento e os exercícios de alongamento entram nesse momento de forma dinâmica”, esclarece o personal trainer.
Saiba mais: 9 exercícios de alongamento e de mobilidade para membros inferiores
Da mesma forma, após o exercício, o alongamento ajuda a estabilizar o corpo e relaxar a musculatura. Ao evitar tensões musculares é possível reduzir o risco de dores tensionais como dores nas costas e nas articulações.
“Após a prática esportiva, os músculos podem aparentar mais tensões, por conta disso, os exercícios de alongamento podem ser utilizados no intuito de relaxar a musculatura que foi utilizado no treino”, informa Vianna.
Quais os benefícios do alongamento?
De forma geral, o alongamento promove os seguintes benefícios:
- Aumenta a amplitude dos movimentos
- Promove flexibilidade
- Melhora a circulação sanguínea
- Auxilia na execução de atividades físicas
- Reduz o encurtamento muscular
- Ajuda a evitar lesões
- Promove relaxamento muscular
Saiba mais: 6 benefícios do hot yoga (e como praticar)
Podemos nos alongar mesmo sem praticar exercícios físicos?
Ao contrário do que muitos pensam, os alongamentos não precisam ser realizados apenas quando houver a prática de exercícios físicos, trazendo resultados se praticados regularmente.
“Além do efeito de ganho de amplitude, diminuição do enrijecimento das articulações, também temos efeitos cardiovasculares que podem gerar relaxamento físico e mental”, destaca Matheus Vianna.