Irani Gomes dos Santos Souza é nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina.Mestr...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Na quinta-feira, 20 de junho, um homem foi resgatado com vida após ficar 10 dias perdido nas montanhas de Santa Cruz, na Califórnia, nos Estados Unidos. Lukas McClish, de 34 anos, saiu para fazer uma trilha de três horas no Parque Estadual Big Basin Redwood, em 11 de junho. Devido às queimadas que atingiram a região recentemente, Lukas ficou sem referências de localização e se perdeu.
Durante os dias que passou perdido, o homem, que carregava apenas uma tesoura e uma lanterna, perdeu 13kg. Para sobreviver, o americano afirma ter tomado água de fontes naturais, como cachoeiras, e se alimentando de frutos silvestres. “Se você bebe um galão e meio de água todos os dias, não precisa de comida até ficar sem carboidratos”, declarou em entrevista ao The New York Times.
Mas afinal, quanto tempo o corpo humano aguenta sem comida? É possível sobreviver apenas com água? Entenda!
Saiba mais: Desidratação: o que é, sintomas, tratamento e como evitar
Quanto tempo o corpo humano aguenta sem comida?
De acordo com Irani Gomes dos Santos Souza, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, o corpo aguenta, em média, 50 dias sem comida. Isso porque o organismo possui estoques de energia em diferentes localidades, o que ajuda a manter as funções vitais mesmo sem a ingestão de alimentos.
“A primeira fonte de uso é o carboidrato, depois se ele [o corpo] não tem o carboidrato, busca outras fontes como proteína e gordura. [Queimar] A proteína é ruim, porque ela traz sustentação para o nosso corpo, ela que compõem os nossos músculos, como o músculo responsável pela respiração”, informa.
Diferentemente em relação à água, a nutricionista afirma que o corpo consegue ficar apenas 5 dias sem se hidratar. “Quando a gente deixa o corpo privado de alimento ele entra em estresse, entra em um mecanismo de sobrevivência. [O corpo] Então faz o auto-catabolismo, usa a energia, mas não tem água de reserva”, esclarece.
É possível sobreviver apenas consumindo água?
Segundo a especialista, a declaração de Lukas que afirma que “se você bebe um galão e meio de água todos os dias, não precisa de comida até ficar sem carboidratos”, não é um fato verdadeiro. Irani explica que a água possui a função de hidratar e seu consumo não fornece a energia necessária para manter as funções vitais.
“Para que o meu corpo funcione adequadamente todos os dias, com meu cérebro funcionando, coração batendo adequadamente, respiração adequada sem privação de energia básica, eu preciso de proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais. E a fonte energética do nosso corpo vem por meio do alimento e do fornecimento de macronutrientes”, elucida.
Saiba mais: 8 alimentos com mais proteína que um ovo