Dentista especialista em Odontopediatria, habilitada em Sedação Inalatória com Óxido Nitroso habilitada em Laserterapia...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
De acordo com a Federação Dentária Mundial (FDI World Dental Federation), mais de 90% da população mundial sofrerá com alguma forma de doença bucal ao longo da vida. A escovação é um passo importante para evitar essas condições, como a gengivite e as cáries, já que evita o acúmulo e a proliferação de bactérias e fungos na boca.
Por isso, escolher a escova dental mais adequada é um fator importante para a manutenção da saúde bucal. O MinhaVida listou 3 fatores que irão te ajudar na hora de escolher a escova certa. Confira!
Como escolher a escova de dentes certa?
De acordo com a dentista Ilana Marques, ao escolher uma escova dental é importante se atentar aos seguintes fatores:
1. Tamanho e formato das cabeças das cerdas
Uma escova de dentes com a cabeça muito grande pode causar desconforto na escovação. Por isso, a especialista recomenda escolher escovas com a cabeça pequena o suficiente para alcançar todas as regiões da boca e com cerdas com formato arredondado. O fator também deve ser analisado ao buscar escovas para crianças.
“As escovas de dentes infantis geralmente têm cabeças menores e cerdas mais macias, projetadas para caber na boca das crianças e alcançar seus dentes de leite e os novos dentes permanentes à medida que crescem”, informa.
2. Tipo de Cerdas
Cercas duras podem gerar abração e irritação na gengiva e dentes. Dessa forma, é indicado buscar por escovas com cerdas macias ou suaves para evitar a retração da gengiva e danos ao esmalte dos dentes. Além disso, a escova deve conter uma grande concentração de cerdas para garantir uma limpeza eficaz.
“Prefira cerdas de nylon, que são mais macias e eficazes na remoção da placa bacteriana sem causar danos”, aconselha Ilana.
3. Ergonomia do cabo
É importante escolher uma escova com um cabo confortável e ergonômico para facilitar o manuseio durante a escovação. A ergonomia do cabo deve ser um fator a ser observado ao buscar uma escova dental para idosos, a fim de facilitar a utilização por esse grupo etário.
“Para idosos com condições como artrite ou limitações físicas, escovas elétricas podem ser uma opção mais fácil de usar”, sugere Marques.
Saiba mais: Dividir ou não as escovas de dentes? Especialista cita riscos