Nutricionista, pós-graduada em Nutrição Funcional e Fitoterapia, pós-graduanda em endocrinologia e nutrição, especializa...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Opioide e dopamina, hormônios responsáveis pela sensação de prazer, bem-estar e euforia, são algumas das substâncias liberadas quando consumimos açúcar. Esses hormônios são responsáveis por desencadear um sistema de recompensa em nosso cérebro, que nos estimula a comer cada vez mais doces. Dessa forma, após um dia cansativo, é comum sentirmos vontade de comer um docinho.
No entanto, essa situação pode gerar um ciclo vicioso, que ao atingir grandes proporções, pode se caracterizar em um vício em açúcar. Por isso, o MinhaVida listou 5 dicas para superar o vício em açúcar e te ajudar a evitar futuros problemas de saúde.
Saiba mais: Açúcar mascavo faz mal? 3 pessoas para quem é perigoso consumir
5 dicas para superar o vício em açúcar
De acordo com Fernanda Esquitino, nutricionista especialista em nutrição funcional e fitoterapia do Instituto Nutrindo Ideais, algumas das formas de superar o vício em açúcar são:
1. Aumentar a ingestão de outros tipos de alimentos
Segundo a especialista, uma das formas de driblar a vontade de comer doces é aumentar a ingestão de outros alimentos para aumentar os níveis de saciedade do organismo. Os alimentos ricos em proteína – como ovos, lentilha e grão-de-bico – são uma boa opção para quem busca saciedade de forma saudável.
2. Respeitar sua saciedade
É importante compreender quando o corpo já está satisfeito após uma refeição. Entender a sua saciedade ajuda a evitar excessos e os famosos lanches entre as refeições, nos fazendo comer somente quando estivermos realmente com fome.
3. Repor a vitamina D
Como estratégia para reduzir a vontade de consumir açúcar, a nutricionista recomenda aumentar a concentração de vitamina D no organismo, obtida com o consumo de sol diariamente. Isso porque o nutriente está associado a produção de serotonina, hormônio responsável pela regulação do humor. Com os níveis hormonais equilibrados, não buscarem refúgio nos doces para buscar bem-estar.
4. Melhorar a qualidade do sono
A privação de sono pode influenciar em nosso apetite. Isso porque, com a falta de sono, os níveis dos hormônios grelina e leptina – responsáveis pelo apetite e a saciedade, respectivamente – ficam desregulados, aumentando nosso desejo por alimentos ricos em açúcar.
Saiba mais: Receitas sem açúcar: 9 opções fáceis e saudáveis
5. Praticar atividade física diariamente
A especialista recomenda a prática de exercícios físicos diariamente para ajudar no controle do desejo por doces. A prática de atividade física ajuda no controle de hormônios reguladores de apetite e que promovem o bem-estar, auxiliando também a saúde mental.