Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Na busca por alternativas ao ar condicionado temos muitas opções, desde invenções francesas que não precisam de gás até invenções alemãs baseadas em “músculos”. Agora temos uma nova alternativa: o TerraMound. Ele vai ainda mais longe no que diz respeito à refrigeração: não precisa de eletricidade.
Resfriamento evaporativo
O sistema de resfriamento é baseado em um método utilizado há muito tempo no Egito, como o resfriamento adiabático. Nesse caso, o sistema TerraMound utiliza um design específico para acelerar o processo de evaporação da água para resfriar o ar do ambiente, sem a necessidade de conexão a uma fonte de energia.
Saiba mais: Como refrescar o quarto para aguentar a bolha de calor
Desenhando em argila
O projeto foi desenvolvido na Escola de Arquitetura Bartlett, da University College London (UCL), especificamente por Rameshwari Jonnalagedda, pesquisadora que criou um sistema de resfriamento baseado em formações naturais como a de cupinzeiros. O sistema é feito em argila e cerâmica impressa em 3D com design específico.
Impressão 3D para criar as superfícies ideais
Para o projeto foi utilizada uma Delta WASP 40100 Clay, impressora 3D que permite criar estruturas complexas com superfícies adaptadas muito precisas. O projeto possui diversas formas geométricas, todas pensadas para maximizar o fluxo de ar.
A base de água
Temos uma estrutura de cerâmica porosa onde a água é despejada por cima em uma panela, e esse gotejamento acaba produzindo resfriamento evaporativo.
Graças ao barro (embora não completamente)
O sistema funciona porque a argila pode absorver a umidade do ambiente. Trata-se da capacidade higroscópica desse material. O que o sistema TerraMound faz é maximizar o fluxo de ar através das suas formas para que a capacidade de absorção da umidade da argila seja a máxima possível.
O sistema necessita de eletricidade mínima para funcionar, pelo menos nesta fase muito pequena onde não haverá correntes de ar suficientes. O protótipo do TerraMound usa um pequeno ventilador alimentado por bateria para fornecer um fluxo de ar suficiente para criar o efeito de resfriamento.
Saiba mais: Estudo indica qual é a temperatura ideal para dormir mais e melhor
Uma ideia aplicável em muitos lugares
A refrigeração através do design e da cerâmica tem um enorme potencial para ser aplicada em todos os tipos de locais, desde paredes até sistemas de filtração. O protótipo usa um pequeno ventilador na base, mas se for ampliado, o ar ambiente pode ser o suficiente.
No final estamos diante de um sistema de resfriamento passivo que utiliza células porosas. Uma estrutura que, devido ao seu formato, consegue “respirar” água e reduzir a temperatura ambiente. Uma alternativa ao sistema de refrigeração tradicional que é utilizado há milhares de anos e agora está sendo aperfeiçoado graças à tecnologia.