Psicóloga formada pela Universidade Estácio, com pós-graduação em Psicanálise pela Universidade Veiga de Almeida, pós-gr...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iTer um amigo com quem você possa contar em todas as horas é um grande privilégio da vida, principalmente quando se trata de uma amizade de infância.
Muito mais do que ter alguém para compartilhar momentos felizes e difíceis, cultivar um amigo ainda quando criança é capaz de trazer vários benefícios para a autoestima, bem-estar e até impactar na saúde mental, sabia? É o que afirma a psicóloga do Prontobaby Hospital da Criança, Talitha Nobre.
Em comemoração ao Dia do Amigo, 20 de julho, o MinhaVida bateu um papo com essa especialista, que revelou os efeitos duradouros dessas amizades e algumas estratégias para incentivar as crianças mais tímidas a fazerem amigos. Confira!
Por que ter um amigo de infância? Psicóloga indica os benefícios dessa relação
Ter um amigo de infância ajuda a construir uma base sólida de confiança capaz de durar a vida inteira. Para a psicóloga Talitha Nobre, a amizade é um afeto desenvolvido na relação com o outro, e a interação social é uma necessidade inerente à condição humana.
A especialista ainda ressalta que a amizade tem um fator protetor que traz muitos benefícios, como autoestima, autoconfiança e maior segurança da criança no ambiente, além de ser importante para as relações futuras.
“É na infância que criamos as primeiras experiências de socialização, comunicação, liderança e senso de pertencimento. Fazer amigos é importantíssimo para o desenvolvimento cognitivo, emocional, intelectual e afetivo. As interações sociais são muito ricas à medida que facilitam a construção do laço social, cooperação e reciprocidade, além de outros fatores sociais, como negociação e empatia”, explica.
Talitha também frisa que, com o passar dos anos, a influência da família acaba diminuindo bastante e são as amizades que passam a exercer um importante papel na vida adulta, contribuindo para a saúde mental e estabilidade nas relações.
Leia mais: Amizade cura doenças e afasta os vícios para longe
Como incentivar seu filho a fazer amigos?
Fazer amigos é uma parte essencial do crescimento de qualquer criança, mas nem sempre é fácil. Algumas podem ser mais tímidas, enquanto outras podem ter dificuldade em encontrar interesses comuns com seus colegas.
Como pais, Talitha explica que há muitas formas de ajudar seu filho a desenvolver habilidades sociais e incentivar a criação de novas amizades.
“Vocês podem e devem incentivar as crianças a fazer e manter amizades na infância. Para isso, proporcionem encontros entre elas, permitam que elas interajam, além de auxiliarem no comportamento, oferecerem apoio emocional e criarem ambientes seguros”, comenta.
Por fim, a psicóloga complementa que o melhor amigo auxilia a criança a lidar com conflitos, negociar, ceder, respeitar as diferenças e desejos dos outros.
“Ter um melhor amigo é uma oportunidade de desenvolver companhia, apoio, lealdade, empatia e ajuda na construção da identidade da criança e no entendimento das diferenças”, finaliza.
Leia também: Cultivar boas amizades ajuda a trabalhar o sentimento de solidão