Bacharela em Fonoaudiologia pela PUC-SP desde 1987. Atua no Conselho Regional de Fonoaudiologia: 4348/5-SP. Pós-graduada...
iEsta é a área das ciências que atua com a comunicação total do indivíduo. A Fonoaudiologia, ciência muitas vezes conhecida pelo nome exótico e pela juventude de seus profissionais, comemorou 28 anos de regulamentação em nosso país com profundas mudanças. Pode-se dizer que a Fonoaudiologia enfim, próximo ao seu 30° aniversário, é adulta!
Até pouco tempo atrás, quando se pensava na fonoaudióloga, carinhosamente apelidada de fono , vinha-nos à mente aquela garota jovem e paciente, com um trabalho voltado quase que exclusivamente ao desenvolvimento da linguagem infantil.
Quase não havia homens atuando neste mercado, e o trabalho restringia-se à prática clínica de reabilitação.Muito se falou (e se fala!) sobre hábitos orais, amamentação, estimulação, educação.
São conceitos, que já estão incorporados ao fazer fonoaudiológico, e sua divulgação entre pediatras, pais e professores é de comprovada e inegável importância para o desenvolvimento infantil saudável.
O que uma grande parcela da população desconhece, no entanto, é o trabalho fonoaudiológico com indivíduos de todas as idades.
Na verdade, a Fonoaudiologia atua nos processos de comunicação do ser humano, seja na comunicação falada (voz), na audição e na linguagem das pessoas, fatores que contribuem para uma comunicação efetiva. Assim, qualquer pessoa que necessite corrigir a sua comunicação ou mesmo aperfeiçoá-la, por motivos profissionais ou pessoais, pode-se beneficiar com um profissional da área.
Profissionais como professores, advogados, telefonistas, atores, cantores, locutores, operadores de telemarketing, entre tantos outros, são exemplos de ramos de atividade nos quais a voz e a comunicação são os principais instrumentos de trabalho.
Mesmo para cargos em que a voz não é o principal veículo de seu trabalho, como executivos, administradores, estatísticos, supervisores, a necessidade de comunicar-se em público com correção e clareza se tornou tão imperiosa que fez dos excelentes livros dos Professores Reinaldo Politto e Pasquale Cipro Neto, best sellers nacionais!
Junto à categoria dos professores, o acompanhamento fonoaudiológico é de tal importância que, desde 28 de setembro de 2.001, o projeto Saúde Vocal do Professor, da deputada Maria Lúcia Prandi (PT-Santos), que contou com a colaboração da fonoaudióloga Maria Cristina Jabbur - tornou-se lei estadual (nº 10.893), o que obriga o Governo do Estado de São Paulo a desenvolver programas visando à prevenção de problemas vocais nos professores da rede estadual de ensino.
No campo empresarial, o advento do Código de Defesa do Consumidor juntamente com o acirramento da concorrência (e, conseqüentemente, o aumento na oferta de produtos), fez com que as empresas iniciassem uma corrida rumo ao diferencial estratégico que significa oferecer qualidade no atendimento ao consumidor. Este novo exército de profissionais - os operadores de telemarketing - são os ouvidos e a voz de grandes empresas e corporações para aqueles que desejam obter informações ou adquirir seus produtos, tirar dúvidas sobre os serviços ou mesmo fazer algum questionamento sobre determinado atendimento.
Nesse cenário, a Fonoaudiologia ampliou sua oferta de serviços nos programas que visam à manutenção da saúde vocal, o aperfeiçoamento da linguagem e do papel comunicativo da voz. Em estudos realizados em uma central de atendimento telefônico ativo, onde o foco é a realizações de vendas, concluiu-se que metade das ligações não-efetivas, ou seja, nas quais a venda não é realizada, era efetuada por operadores de telemarketing que apresentavam algum grau de alteração vocal como, por exemplo, vozes roucas, ásperas, soprosas ou infantilizadas.
Por outro lado, constatou-se que, entre as ligações nas quais as vendas eram efetivas, o porcentual de alteração vocal cai para apenas 3%! Num cenário destes, seria fundamental a intervenção de um fonoaudiólogo para a localização e correção destes problemas que impedem inclusive as vendas! Portanto, podemos concluir que a comunicação humana é hoje, mais do que nunca, necessária ao indivíduo e a sua inserção na sociedade. É imprescindível estarmos atentos, pois algumas sensações constantes, queixas freqüentes podem indicar problemas nas cordas vocais.
São eles: Rouquidão (voz suja ), aspereza (voz espremida ); Perda de voz em determinados sons; Sensação de cansaço vocal; Falta de ar; Necessidade de limpar a garganta (pigarrear); Tosse freqüente; Dor e ardência na região da laringe, acompanhadas ou não de rouquidão após uso intensivo da voz; Sensação de corpo estranho; sensação de aperto ou tensão na região da laringe; Voz não compatível com a idade e o sexo do indivíduo (voz infantilizada em adultos, masculinizada em mulheres, entre outros); Mudanças de tonalidade (falar fino e grosso sem manter a estabilidade). Da mesma forma, podemos encontrar alterações na fala (dicção) de adultos. Nunca é tarde para se corrigir um S sibilante, um R distorcido (na emissão de uma palavra como Treino , por exemplo), ou aquela saliva que teima em se depositar nos cantos dos lábios durante a produção da fala.
Caso você apresente uma ou mais destas sensações e alterações, procure um profissional de Fonoaudiologia. Ele poderá lhe fornecer orientações seguras para o desenvolvimento da sua comunicação, trazendo assim uma sensível melhora no seu desempenho profissional, ou mesmo no de seus funcionários e colegas de trabalho.
Solange Dorfman Knijnik é fonoaudióloga (PUCSP) e especialista em telemarketing pelo Instituto Brasileiro de Telemarketing. Pós-graduanda em Gestão em Fonoaudiologia. Autora do livro e curso Telemarketing da Melp Editora, Ministra palestras e treinamentos há 07 anos.
Telefone: (11) 3661-8445
E-mail: solange_fono@bol.com.br
Site: www.fonoaudiologando.com.br