Formada em nutrição, tem pós-graduação em nutrição estética esportiva, em nutrição fitoterápica e em genética e epigenét...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iA cada dia uma nova trend toma conta das redes sociais falando sobre ingredientes “milagrosos” que trazem benefícios para a saúde e que ajudam no processo de emagrecimento. Um que está em alta é o quiabo misturado com água, que bombou no TikTok recentemente.
Porém, apesar de muitos influencers alegarem esses benefícios, é preciso entender o que realmente existe de evidência sobre esses supostos benefícios de beber água com quiabo, que incluem desde ajuda na perda de peso até melhor digestão e pele hidratada.
Vamos entender!
Quais são os possíveis benefícios da água de quiabo?
A água de quiabo tem sido associada a diversos benefícios para a saúde, mas a verdade é que muitas dessas alegações são baseadas em afirmações sem base científica, feitas pela percepção das pessoas que usam a mistura e postam em suas redes sociais.
Dentre os supostos benefícios destacam-se:
- Controle do açúcar no sangue: o quiabo tem propriedades que podem ajudar a estabilizar os níveis de glicose no sangue, o que poderia ajudar pessoas com diabete, por exemplo
- Melhora da digestão: a alta quantidade de fibras no quiabo pode ajudar a melhorar a digestão, prevenir constipação e promover um sistema digestivo saudável
- Perda de peso: o quiabo é rico em fibras e baixo em calorias, sendo que sua ingestão diária ajuda a controlar o apetite e impulsos alimentícios
- Saúde da pele: a vitamina C do quiabo pode contribuir para a saúde da pele, ajudando na produção de colágeno e na proteção contra danos causados pelos radicais livres
A questão importante, porém, é que muitos desses benefícios são ligados ao vegetal - e não à água de quiabo. Ainda não está claro quantos dos seus nutrientes, como vitaminas e fibras, são de fato transferidos para a bebida e estudos são necessários para fazer essa análise.
Leia mais: 7 folhas verdes ricas em fibras para desinchar e limpar o fígado
O que dizem as evidências?
Alguns pequenos estudos se propuseram a entender esses benefícios do quiabo. Um deles, publicado no Journal of Obesity, usou um suplemento de pó de quiabo e observou resultados promissores quanto à perda de peso quando combinado com uma dieta e estilo de vida saudáveis.
A questão é que o suplemento contém fibras alimentares, que ajudam no processo de saciedade. Mas, como vimos, com relação à água de quiabo ainda não existem evidências de quanto (e se) essas fibras são de fato passadas e absorvidas através da bebida.
“Embora haja algumas evidências que sugerem benefícios do quiabo para a saúde, é importante notar que não há sinais que os nutrientes sejam passados para a água de quiabo”, reforça a nutricionista Thays Pomini.
O mesmo vale para o controle da glicose. Segundo este estudo, por exemplo, “a suplementação de quiabo tem um efeito anti-hiperglicêmico promissor em pacientes com diabetes mellitus tipo 2”. Porém, da mesma forma, o estudo foi feito com cápsulas compostas pela fruta inteira.
Por isso, Thays reforça que não existem “fórmulas milagrosas”. Ela explica que, para alcançar esses benefícios, o ideal mesmo é investir em uma alimentação balanceada e colorida, rica em vegetais e alimentos in natura e pobre em alimentos ultraprocessados.
“Para quem está interessado em adicionar água de quiabo à sua dieta, no entanto, podemos dizer que a prática é segura”, fala. “Mas não deve ser vista como uma solução milagrosa para perda de peso ou controle de doenças. Para isso, é sempre recomendado consultar uma nutricionista”.
Leia mais: Chás para diabetes: 11 opções que reduzem a glicemia
O que é e como fazer a água de quiabo?
A água de quiabo é uma bebida caseira feita de uma mistura das vagens de quiabo em água por várias horas ou até de um dia para o outro. Em teoria, esse tempo prolongado é importante para que o vegetal solte na água suas vitaminas e minerais.
Pelo tempo de contato com a água, a textura da bebida se torna mais viscosa. Isso acontece por conta da mucilagem, uma substância gelatinosa presente em muitas plantas, incluindo o quiabo, que lhe concede aquela textura mais “gosmenta”.
Fazer água de quiabo é um processo simples, veja só:
Ingredientes
- 2 a 4 vagens de quiabo
- 1 xícara de água (240 ml)
Modo de preparo
Lave bem as vagens de quiabo em água corrente para remover qualquer sujeira ou resíduos. Então, corte as pontas das vagens e, em seguida, corte cada vagem ao meio ou em pedaços menores, se preferir.
Depois disso, coloque os pedaços de quiabo em um copo ou jarra e adicione a água, cobrindo completamente os pedaços de quiabo. Deixe a mistura descansar durante a noite ou por pelo menos 8 horas. Após o tempo de infusão, coe a água e beba imediatamente.
Leia mais: Nutricionistas elegem os 10 melhores cereais para emagrecer