Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Antes do fim do relacionamento, é comum pensarmos que o amor pode fazer tudo e que usando o amor, mesmo que sozinho, tudo pode ser consertado. “O importante é que vocês se amem”. Bem, se você pensa assim, está enganado. É evidente que o amor no relacionamento, principalmente a dois, é importante, mas não vale a pena sozinho.
Um dos aspectos que não percebemos é que o perdão desempenha um papel fundamental nas relações porque nos ajuda a superar conflitos, fortalece o vínculo criado entre nós e nos permite construir um futuro mais saudável e duradouro. E tem mais: tem efeito positivo e significativo na autoestima. Ao perdoar, seja a si mesmo ou aos outros, ocorrem mudanças psicológicas que melhoram a imagem que temos de nós mesmos e aumentam a nossa autoestima.
O efeito do perdão na autoestima
Não praticar o perdão tem efeitos. É real. Estresse, aumento da depressão e ansiedade, isolamento social e até comprometimento da saúde física devido ao estresse no sistema imunológico. E da mesma forma, vários estudos já analisaram o impacto do perdão na autoestima e no bem-estar emocional. Os resultados sugerem que as pessoas que praticam o perdão apresentam menos sintomas de depressão e ansiedade e maior satisfação com a vida. Existem até pesquisas que sugerem que as pessoas que perdoam têm uma resposta fisiológica menos intensa ao estresse.
Quando perdoamos, também desenvolvemos maior autoestima, por isso não nos beneficia só como casal, o perdão nos beneficia individualmente. Com ele, trabalhamos a nossa autoestima da seguinte forma:
Alivia a carga emocional
Ressentimento, raiva ou culpa são emoções desagradáveis que, para simplificar, pesam na autoestima. Se continuam ao longo do tempo, geram uma visão negativa de nós. Perdoar nos permite aliviar essa carga emocional e nos ajuda a administrar melhor nossas emoções.
Saiba mais: Por que continuo me relacionando com pessoas tóxicas?
Aumenta a autocompaixão
Falamos em perdoar os outros, mas quando aceitamos o perdão de outra pessoa, também é um bom momento para perdoarmos a nós mesmos. Há momentos em que custa, e muito. Perdoar a si mesmo significa praticar a autocompaixão e, se temos a tendência a ser nossos piores inimigos, isso é algo difícil. Ser gentil e compreensivo consigo mesmo, em vez de se julgar ou se punir por erros do passado, é uma ótima maneira de aumentar a autoestima.
Fortalece a autoaceitação
O perdão envolve aceitar o que aconteceu, tanto o bom quanto o ruim, sem negar ou distorcer a realidade. Mas não apenas sobre a situação, mas sobre nós mesmos e o nosso papel nela. Portanto, quando perdoamos alguém ou perdoamos a nós mesmos, estamos promovendo a autoaceitação e quando aceitamos quem somos, nossa autoestima melhora.
Fortalece a gestão das emoções
Vamos supor que você está recebendo perdão. O processo de perdoar outra pessoa exige esforço e implica que temos que ter algum autocontrole para administrar as emoções e não nos deixar levar por elas. Exercitar esse autocontrole fortalece nossa confiança e capacidade de enfrentar situações difíceis de forma construtiva.
Promove o crescimento pessoal
Quando falamos em perdoar não estamos falando em esquecer. O perdão é uma ferramenta muito útil para o crescimento e aprendizagem, tanto para você quanto para o seu parceiro e independentemente de quem o pede e de quem o recebe. Cometemos um erro, assumimos a nossa responsabilidade, pedimos desculpas, reparamos esse erro e aprendemos com ele para que o mesmo não aconteça conosco no futuro. Esse processo de aprendizagem e crescimento pessoal contribui para melhorar a autoestima e a imagem que temos de nós mesmos.
O perdão é um processo complexo que nem sempre é fácil. Não existe uma fórmula mágica para perdoar e cada pessoa deve encontrar a sua maneira de fazer. Perdoar não é um ato de fraqueza, mas de força e maturidade emocional. Pedir perdão é um ato de amor e responsabilidade emocional.
Para os casais, segundo a psicóloga María Esclapez em seu livro “Eu me amo, eu te amo”, o perdão é sinal de um relacionamento saudável. Pedir perdão “sempre que a outra pessoa se sente chateada, independentemente de você achar que ela está certa ou errada” é um sintoma de empatia e de que “você entende que percebe as coisas de forma diferente”.
Saiba mais: 8 sinais que indicam que você está se relacionando com um narcisista