Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A batata, além de muito boa, é um ingrediente bem popular na culinária por ser versátil e fácil de preparar. Independentemente do tipo — doce, baroa ou inglesa, as receitas com este tubérculo sempre dão muito certo.
Devido a tudo isso, é comum comprar batatas em grandes quantidades, no entanto, é preciso ter em mente que, a depender da forma de armazenamento, elas podem estragar mais rápido.
Quando já não estão tão boas, além de amolecer, as batatas começaram a adquirir uma cor esverdeada. Isso se deve à presença da solanina, um glicoalcalóide de sabor amargo e propriedades danosas que podem causar intoxicações.
Leia também: 9 alimentos que você guarda na geladeira, mas não deveria
Como conservar as batatas
Existem algumas maneiras de conservar as batatas para que durem mais. Para começar, nunca devemos guardá-las ao lado de cebolas, algo que é muito comum em muitas casas. A realidade é que a cebola acelera a germinação da batata.
Em contrapartida, existem outros tipos de frutas e vegetais que podemos utilizar para aumentar a durabilidade da batata e conservá-la melhor em casa. É graças ao etileno, gás que emitem durante o amadurecimento. Dentre algumas frutas benéficas, estão banana, melão, maçã, pera ou pêssego .
O fato é que o etileno dessas frutas, próximo à batata, retarda a germinação. Porém, não se deve deduzir que funciona da mesma forma com todas as frutas, pois, com outras frutas, o etileno acelera o amadurecimento. É o caso das frutas cítricas, do brócolis ou da couve-flor. Isto está documentado pelo Journal of Food Science and Technology.
Saiba mais: 7 dicas para comer batata de forma saudável e menos calórica