Com título de especialização em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário do Triângulo e especialista em fitoterapia pe...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Dentre as queixas mais comuns de quem almeja emagrecer, está a famosa “pochete”. Isso porque, de fato, a gordura abdominal é uma das mais difíceis de eliminar. E para além da prática regular de exercícios, manter uma alimentação balanceada é essencial para alcançar esse objetivo.
Para te ajudar com essa questão, o MinhaVida conversou com a Daniela Zuin, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, para descobrir quais são os alimentos que é preciso eliminar do cardápio para perder barriga. Confira!
Leia também: O que fazer para perder barriga: 3 ações que fazem acontecer
5 alimentos que aumentam a gordura na barriga
1 - Açúcares e doces
Alimentos ricos em açúcar, como refrigerantes, bolos, biscoitos recheados e doces em geral, são alguns dos principais responsáveis pelo acúmulo de gordura abdominal. “Isso ocorre porque o excesso de açúcar é convertido em gordura pelo fígado e armazenado no abdômen”, explicou a nutricionista.
2 - Carboidratos refinados
Receitas e ingredientes à base de farinha branca, como pães, massas e arroz branco, possuem um alto índice glicêmico, o que pode causar picos de insulina. De acordo com Daniela, a insulina, por sua vez, é a que ocasiona o armazenamento de gordura, especialmente na região da barriga.
3 - Gorduras trans
“Presente em alimentos processados, como margarinas, alimentos industrializados e frituras, as gorduras trans não apenas contribuem para o ganho de peso, mas também aumentam o risco de desenvolver gordura visceral, que é a gordura armazenada na cavidade abdominal e que envolve os órgãos”, alertou.
Leia também: 4 hábitos alimentares que não te deixam perder barriga
4 - Álcool
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também é um dos principais motivos do aumento de gordura na barriga. Zuin conta que o álcool pode aumentar o apetite e contribuir para o consumo de alimentos calóricos. Ela destaca ainda que esse tipo de bebida é metabolizado de maneira que favorece o acúmulo de gordura.
5 - Bebidas açucaradas
Sucos industrializados — tanto os de saquinho, quanto os de caixinha, chás adoçados e refrigerantes são ricos em açúcar e pobres em nutrientes. Isso contribui, significativamente, para o ganho de gordura na região abdominal.
Como substituir esses alimentos?
Para substituir os alimentos citados acima, que favorecem o acúmulo da gordura abdominal, Daniela Zuin recomenda:
- Trocar alimentos açucarados por frutas frescas
- Trocar carboidratos refinados por carboidratos integrais
- Trocar bebidas alcoólicas por água saborizada com frutas cítricas ou folhas de hortelã
- Trocar bebidas açucaradas por smoothies naturais, com iogurte, frutas e vegetais
- Trocar comidas ricas em gordura trans por alimentos fontes de gorduras saudáveis, como abacate e nozes.
Leia também: 7 alimentos comuns que têm MUITO sódio
Além da alimentação adequada, quais são os outros meios de perder barriga?
Segundo a nutricionista, existem alguns meios naturais que, se combinados com a alimentação saudável, podem ser eficientes na perda de gordura abdominal. São eles:
“Praticar exercícios físicos regularmente, como treinos cardiovasculares (corrida, natação, ciclismo) e exercícios de força (abdominais, pranchas), é essencial para perder barriga. Manter o estresse sob controle e garantir uma boa qualidade de sono também é bem importante. Além disso, a hidratação adequada contribui para melhorar o metabolismo e facilitar a perda de gordura abdominal”, conclui.
Saiba mais: 7 alimentos que são saudáveis e você não sabia!