Terapeuta Clínica há 15 anos com abordagem cognitiva comportamental. Especialista clínica em Ansiedade, Crise de Pânico...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O ambiente de trabalho é um local cercado por diferentes desafios, onde nossas habilidades comportamentais são colocadas à prova. Saber lidar com as diferentes dinâmicas que podem surgir nesse ambiente é essencial para o desenvolvimento profissional. Ter inteligência emocional no trabalho é uma forma de entender, lidar com as emoções e assim, focar em seu desempenho.
Um estudo indicou as 5 frases mais usadas no ambiente de trabalho por pessoas emocionalmente inteligentes e que podem indicar que você possui essa habilidade. Confira!
1. “Eu aprecio você/seu trabalho”
A frase indica seu reconhecimento aos esforços de seu colega de trabalho, sendo uma forma simples e eficaz de demonstrar gratidão. Manifestar essa frase no ambiente de trabalho provoca o sentimento de valorização e motivação nas pessoas ao seu redor.
Saiba mais: A regra 7-38-55 é a chave usada pelas pessoas que têm mais inteligência emocional
2. “O que posso fazer para ajudar?”
Ao perguntar “O que posso fazer para ajudar?”, você se coloca à disposição para auxiliar na resolução de problemas no ambiente de trabalho. A frase demonstra empatia e atenção com as necessidades do próximo e com o coletivo.
3. “Eu ouço você/Estou escutando”
A frase mostra sua preocupação com os sentimentos do próximo e a vontade de proporcionar um ambiente acolhedor. “Sua importância reside no fato de que ouvir ativamente fortalece a comunicação, cria um ambiente de confiança e ajuda a resolver conflitos, mostrando empatia e respeito pelas perspectivas alheias”, explica a psicóloga Larissa Fonseca.
4. “Quais são seus pensamentos?”
De acordo com a especialista, a frase indica sua valorização a respeito da opinião do outro, estando aberto a diferentes perspectivas, além de ajudar a criar um ambiente inclusivo. “Cuidado apenas para utilizar em momentos em que estamos fazendo um brainstorm ou melhor, levando em consideração diferentes ideias para não parecer invasivo caso seja falada em outros momentos”, recomenda a profissional.
5. “Eu adoraria ouvir mais sobre [X]. Podemos marcar um horário para conversar?”
Ao expressar a frase, você demonstra interesse nas ideias e na comunicação no ambiente de trabalho. Ao sugerir um horário para a conversa, você manifesta que quer se aprofundar nos pensamentos do colega. “Expressar essa frase fortalece relacionamentos profissionais e fomenta um ambiente de trabalho mais colaborativo e empático”, analisa Fonseca.