Cirurgiã plástica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Brasileira de Laser, mestre em cir...
iQual a importância dos joelhos na composição da beleza corporal? Embora não sejam áreas do corpo comumente visadas e elogiadas, os joelhos têm seu papel na estética, especialmente das mulheres. Na década de 60, a cantora Nara Leão era comumente citada, além do seu grande talento, pelo seu belo par de joelhos, considerados “uma instituição nacional”. Apesar do papel secundário frente a outras áreas do corpo, quando a sua aparência se torna envelhecida e flácida, os joelhos passam a incomodar muita gente.
A região dos joelhos, como todas as áreas faciais e corporais, também sofre com os sinais do envelhecimento e suas repercussões, causadas pela perda progressiva do colágeno, pela diminuição das fibras elásticas e por todas as alterações metabólicas que geram a oxidação celular e envelhecimento dos tecidos.
Os joelhos são uma articulação, por este motivo é necessário que haja, pela própria anatomia, uma sobra de pele, para assim permitir sua movimentação. Esta sobra pode se tornar redundante, passando a se caracterizar como flacidez, também em outras situações, além do próprio envelhecimento, como quando se sofre perda relevante de peso.
Nas mulheres, estas alterações costumam ser ainda mais evidentes, principalmente após a menopausa, quando ocorre uma diminuição significativa dos hormônios anabolizantes acarretando perda muscular, frequentemente na região das coxas, gerando um comprometimento ainda maior da sustentação, do tônus da pele e da musculatura. Por outro lado, o acúmulo excessivo de gordura nesta área também gera uma aparência inestética. O escurecimento da pele e a presença de cicatrizes ou outras lesões também contribuem para o descontentamento com a região.
Muitas mulheres, insatisfeitas com a aparência dos seus joelhos, passam a usar vestimentas que os escondam, privando-se de usar roupas mais curtas, roupas de praia, dentre outras. Mas, afinal, esta região, por tanto tempo relegada no âmbito dos procedimentos estéticos, pode ser tratada? Os joelhos podem ser rejuvenescidos?
É possível rejuvenescer os joelhos?
Sim, os joelhos não estão condenados a ficar flácidos e envelhecidos. Os tratamentos vão desde os cuidados diários, realizados em casa, até os procedimentos cirúrgicos associados ou não ao uso de tecnologias. Há um leque de opções que se destinam a cada caso especificamente e outros cuidados gerais que devem ser realizados por todos, para manter os joelhos com a aparência bonita e bem tratada.
Os cuidados diários como esfoliação, hidratação e aplicação de protetor solar, o uso de cremes ricos em uréia, vitamina C, ácidos e despigmentantes, além da própria esfoliação mecânica com buchas ou cosméticos abrasivos, ajudam na aparência da pele desta região.
Os exercícios físicos ajudam a tonificar a musculatura, a melhorar o contorno de toda a área ao redor dos joelhos. Uma musculatura forte geralmente é acompanhada por um joelho bem torneado. Quando já existe uma flacidez importante, os exercícios não são suficientes para tracionar o excesso e reposicionar a pele, mas são essenciais para a manutenção do contorno.
Cirurgias são uma das alternativas
Se há gordura localizada, pode-se dispor de procedimentos como lipoaspiração, mesoterapia e crioterapia. O excesso de gordura é mais comum na região logo acima e na região interna dos joelhos. Normalmente são acúmulos em forma de nódulos grandes que deixam os joelhos volumosos e com formato pesado. A retirada de gordura não pode ser excessiva para que não gere uma flacidez de pele e, sempre que possível, deve ser acompanhada da utilização de tecnologias que ajudem na retração dos tecidos.
A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico, atualmente, se optarmos pela modalidade chamada LIPO HD, esta gordura retirada pode ser recolocada em outras áreas da própria coxa, simulando um contorno muscular, trazendo uma aparência de pernas mais torneadas. A mesoterapia é realizada pela injeção de diferentes substâncias que podem destruir a gordura (lipolíticos), bem como vitaminas e outros ativos como vitaminas, fatores de crescimento e antioxidantes para melhorar a consistência da pele. A crioterapia destrói células de gordura através do esfriamento.
Os bioestimuladores são injeções de produtos como ácido polilático ou hidroxiapatita de cálcio que estimulam a produção de colágeno pelo próprio organismo. O colágeno é um dos maiores responsáveis pela sustentação da pele e outras estruturas. Desta forma, havendo um aumento de colágeno, haverá aumento de fibras e melhora da flacidez. Os bioestimuladores são capazes de gerar um aumento de até 66% do colágeno na área tratada. É um tratamento realizado em consultório, normalmente 3 sessões, devendo ser repetido a cada 1 ou 2 anos.
Os ácidos hialurônicos na forma de skinboosters e, mais recentemente os produtos a base de PDRN (rejuvenescedor derivado do DNA purificado do salmão) são ótimas opções para tratar, hidratar, clarear e melhorar o viço e a qualidade da pele.
Os peelings podem ser utilizados para melhorar a aparência, coloração e textura da pele do joelho. Sendo uma área que muitas vezes fica exposta e é sujeita a traumas, a pele comumente se mostra ressecada e escurecida. Importante relembrar que os joelhos necessitam da aplicação de protetor solar para se proteger dos efeitos danosos desta radiação.
As tecnologias para flacidez de pele estão cada vez mais desenvolvidas e eficazes. Aparelhos como a radiofrequência microagulhada, radiofrequência bipolar, jato de plasma (hélio, argônio), lasers, ultrassom micro e macrofocados geram, através do calor, retração da pele, aumento e remodelação das fibras de colágeno e elastina e, quando desejado, também promovem a diminuição da gordura no local tratado.
Em casos extremos, quando a flacidez é muito volumosa, há indicação dos procedimentos cirúrgicos chamados liftings, nos quais se realiza a retirada do excesso de pele e gordura da coxa, incluindo a região acima do joelho. São procedimentos de maior porte que, invariavelmente, geram cicatrizes, as quais podem ser perceptíveis por toda a vida. Portanto, é um procedimento que deve ser bem programado e orientado.
Importante destacar, que em alguns casos, mulheres cujos joelhos parecem ser “gordinhos” e desproporcionais, podem sofrer de uma condição chamada lipedema. Mais que um problema estético, trata-se de um acúmulo anormal de gordura causando dor e desconforto significativos e que necessita de um tratamento específico e especializado. Sempre é importante procurar um profissional habilitado, com formação adequada, para avaliar e realizar qualquer procedimento estético invasivo.
Xico Sá, em 2012, escreveu que “Joelho é a biografia de uma moça: mostra as quedas, as subidas, as vertigens”. Os tratamentos estéticos para os joelhos acrescentam possibilidades para que esta “biografia” continue sendo construída, mas a aparência permaneça jovem e bonita. Que as mulheres possam escolher suas roupas, curtas ou longas, grandes ou pequenas, por uma opção pessoal e não para esconder seus joelhos. Joelhos bem tratados, sem flacidez, sem rugas, com a pele hidratada e sem manchas são essenciais para aparência de pernas bonitas e bem torneadas.
Saiba mais: Joelho estalando: por que isso acontece? É normal?