Dermatologista do Grupo Mantevida. Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Ciru...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Manter as axilas hidratadas e longe de manchas tende a ser um dos desejos de muitas mulheres, mas, às vezes, nem sempre é isso que acontece. As axilas escurecidas são bem comuns e costumam ter impacto direto na autoestima. De acordo com Ana Paula Rodrigues de Lima Borges, médica dermatologista, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, isto se deve a uma variedade de fatores.
“A pele das axilas é bastante sensível e, por ser uma área de dobra, está sujeita a constantes atritos. Além disso, as axilas são um ambiente úmido, pois são áreas ricas em glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção de suor. Este ambiente úmido juntamente com o atrito e outros fatores externos são capazes de provocar irritação e pequenos traumas locais, promovendo uma inflamação que é responsável pelo escurecimento da pele, ou seja, ocorre uma hipercromia pós-inflamatória em decorrência do aumento da produção de melanina na região afetada”, explicou.
Leia também: Como fazer a sobrancelha crescer: veja dicas supersimples
Outros fatores responsáveis pelo escurecimento das axilas
Para além dos potenciais pequenos traumas e irritações devido ao constante atrito e da produção de suor, existem outros fatores responsáveis pelo escurecimento das axilas. Dentre os principais, Ana Paula destaca:
- Obesidade
- Diabetes
- Hiperidrose (aumento da sudorese)
- Um maior pH da pele na região, que corresponde a uma menor acidez em relação à pele normal e maior proliferação local de bactérias.
Leia também: Como fazer a unha crescer mais rápido e forte: 7 dicas de uma dermatologista
Quais hábitos evitar para que as axilas não escureçam?
Levando em consideração os principais fatores pelo escurecimento citados anteriormente, o melhor meio de manter as axilas longe de manchas é tomando alguns cuidados com a saúde e com o excesso de suor.
“Quanto aos hábitos diários, é necessário evitar o uso de roupas apertadas, pois pioram o atrito da pele da região com o tecido, favorecendo o escurecimento, como já vimos. Desodorantes com álcool também favorecem a irritação local, causando vermelhidão, coceira (mais atrito) e escurecimento. A falta de higiene adequada nas axilas criam um ambiente com maior risco de desenvolvimento de bactérias e fungos, então é preciso ter todo cuidado com a higiene!, orienta a dermatologista.
Os procedimentos comuns para clareamento das axilas
Os procedimentos mais comuns para o clareamento das axilas são:
- Ácidos e substâncias clareadoras (ácido glicólico, vitamina C, ácido kójico, entre outros) encontrados em dermocosméticos.
- Peelings realizados em consultório
- Depilação a laser, na qual os resultados mais duradouros evitam o atrito e a agressão provocados pelo uso frequente de lâminas e cera.
Ana Paula alerta que antes de realizar qualquer tratamento de clareamento de axilas, é recomendável consultar um médico dermatologista para entender as causas do problema e qual é o melhor tratamento. Também é indispensável procurar auxílio médico para tratar condições como obesidade e diabetes — potenciais causadores da axila escura.
Leia também: Como clarear os cabelos de forma natural? Conheça 4 ingredientes!
Existem métodos caseiros para clarear as axilas?
A dermatologista explicou que a melhor forma de clarear as axilas é de fato tomando os cuidados necessários que foram citados anteriormente. Segundo ela, uma rotina que envolva boa lavagem (com água e sabonete), boa secagem e uma esfoliação semanalmente pode contribuir para o clareamento natural.
“Evite o uso de desodorantes ao dormir à noite, deixando a pele das axilas livre. Aproveite o momento e hidrate a região. Há no mercado algumas opções de desodorantes clareadores. Prefira desodorantes mais hidratantes e menos irritantes. O limão não é recomendado para clarear as axilas, pois contém substância fotossensibilizadora que pode provocar queimaduras e manchas irreversíveis. Combinados caseiros com bicarbonato de sódio e água oxigenada também podem irritar a pele e piorar o quadro”, alertou.
Leia também: Como fazer os cílios crescerem: 4 dicas simples e eficazes