Nutricionista e farmacêutica, pós graduada em Terapias Integrativas, especializada em modulação intestinal, psiquiatria...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A alimentação impacta todos os campos da nossa saúde e pode influenciar, inclusive, o funcionamento de nosso cérebro. É o que demonstrou um estudo realizado pela Universidade de Harvard, que indicou quais são os alimentos que estão associados a uma melhor capacidade cerebral.
De acordo com as pesquisas, alguns ingredientes e seus nutrientes podem ajudar na prevenção de declínios cognitivos, como o Alzheimer, além de fortalecer a memória. Saiba quais são os alimentos!
Saiba mais: Como melhorar a memória? 6 dicas para estimular o cérebro
1. Vegetais verdes e folhosos
Segundo o estudo, os vegetais verdes e folhosos, como couve, brócolis e espinafre, possuem nutrientes importantes para a prevenção do declínio cognitivo.
“Os vegetais verdes e folhosos são ricos em vitaminas do complexo B, como o folato, além de antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação e o estresse oxidativo no cérebro, o que vai contribuir para o aumento das funções executivas”, explica Verônica Dias, nutricionista integrativa e farmacêutica do Instituto Nutrindo ideais.
2. Peixes gordurosos
Peixes como o salmão, o atum e a sardinha, são ricos em ácidos graxos e ômega 3, gorduras insaturadas – também conhecidas como “gorduras boas” – que ajudam a manter em níveis baixos a presença de beta-amiloide no sangue. A proteína é associada com o desenvolvimento do Alzheimer.
3. Morangos, cerejas e mirtilos
Morangos, cerejas, mirtilos e outras frutas vermelhas possuem em sua composição flavonóides, um anti-inflamatório natural. Em diferentes estudos, como o publicado no American Journal of Clinical Nutrition, a substância foi associada à redução do risco do desenvolvimento de demências, como o Alzheimer.
4. Nozes
As nozes e castanhas também são ricas em gorduras boas com efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, como o ômega 3. O consumo do nutriente auxilia na proteção do cérebro contra doenças neurodegenerativas, além de melhorar o raciocínio e a memória.
Saiba mais: 9 alimentos ricos em triptofano (e seus benefícios)
5. Cafeína
Além de aumentar nossa atenção e nos deixar em alerta, a cafeína estimula a ação de neurotransmissores, provocando a melhora do raciocínio e prevenindo a perda de capacidade mental com o avanço da idade. No entanto, a especialista aconselha que o consumo seja moderado.
“A dose recomendada é de até 400 mg de cafeína por dia, o que equivale a cerca de 3 a 4 xícaras de café. Porém devemos ter atenção, quando adoçamos o café, podemos ter os prejuízos do açúcar, pois o uso excessivo de açúcar tem malefícios para o cérebro”, orienta.