Dra. Jennifer Emerick Ramos é uma médica apaixonada pela abordagem integrativa e funcional da medicina. Formada pela Esc...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Você está na solteirice há um tempo e sente falta da sensação de bem-estar que o afeto e o carinho proporcionam? Temos uma boa notícia! É possível conseguir sentir tudo isso consumindo alimentos específicos — e isso graças à ocitocina.
Conhecida como "hormônio do amor", a ocitocina está associada à sensação de confiança e bem-estar em relações interpessoais. Segundo a nutróloga e gastroenterologista Jennifer Emerick Ramos, este hormônio também ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade.
“A ocitocina é liberada, principalmente, em momentos de proximidade física, como abraços, beijos e relações sexuais. No entanto, alguns alimentos e nutrientes podem indiretamente favorecer sua produção, pois estão ligados à melhora do humor e ao aumento de bem-estar”, conta a especialista.
Leia também: Tire esses 11 alimentos da dieta e recupere a sua disposição durante o dia
Os alimentos que ajudam na produção do hormônio do amor
Dentre os alimentos que têm capacidade de estimular a produção de ocitocina, o hormônio do amor, Jennifer lista:
1 - Chocolate amargo
“O chocolate amargo contém triptofano, que ajuda na produção de serotonina e, consequentemente, no bem-estar, criando um ambiente favorável para a liberação de ocitocina”.
2 - Frutas vermelhas
“Frutas como morangos e framboesas, são ricas em antioxidantes e vitaminas que ajudam a melhorar o humor e a saúde cerebral”.
3 - Nozes e sementes
“Nozes e sementes são ricas em magnésio, que contribui para o relaxamento muscular e pode ajudar a reduzir o estresse, criando condições ideais para a ocitocina”.
4 - Peixes ricos em ômega-3
“Os peixes ricos em ômega-3, como salmão e sardinha, ajudam a melhorar o funcionamento do cérebro e a saúde emocional, que pode promover a sensação de bem-estar”.
5 - Alimentos ricos em vitamina D
“Alimentos como cogumelos e peixes gordurosos, que são ricos em vitamina D, que ajudam a manter os níveis saudáveis de hormônios no corpo, incluindo os que estão associados à sensação de bem-estar”.
6 - Ovos
“Os ovos são ricos em proteínas de alta qualidade e nutrientes como a colina, que podem contribuir para o equilíbrio hormonal”.
Leia também: Quer parar de comer por ansiedade? Reunimos 5 dicas para conseguir driblar esse hábito
Outras formas de aumentar o nível de ocitocina
Para além do contato físico, como abraços, beijos ou relações sexuais, e da alimentação recomendada anteriormente, existem outros meios de estimular a ocitocina, como:
- Praticar boas ações
- Adotar um animal de estimação
- Amamentar
- Praticar atividades físicas
- Se expor ao sol
- Praticar meditação
“Embora a ocitocina seja mais influenciada por comportamentos sociais, um estilo de vida equilibrado, alimentação não inflamatória e práticas de gerenciamento dos níveis de estresse, podem ajudar a manter o corpo e a mente mais propensos à produção desse querido hormônio”, conclui a nutróloga.
Leia também: 12 alimentos que hidratam para incluir no prato