Psicóloga clínica Fundadora e CEO da Clínica Via Vitae Especiali...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Apesar de serem evitadas a todo custo, as brigas de casal são naturais nos relacionamentos. Afinal, cada indivíduo possui um ponto de vista a respeito de determinada situação e deseja ser ouvido dentro da relação. Mas, como apaziguar os ânimos e se reconciliar com o parceiro de forma adequada?
Em um artigo, publicado no The New York Times, o terapeuta familiar Terrence Real indica o método da “roda do feedback” como uma forma de devolver a harmonia ao relacionamento. A técnica, adaptada do trabalho da terapeuta Janet Hurley, utiliza quatro frases que ajudam a acelerar o processo de conciliação. Saiba quais são!
1. “Isto é o que eu vi ou ouvi”
A declaração ajuda a expor os fatos que foram vivenciados, de forma objetiva. De acordo com Alessandra Araújo Vieira, psicóloga clínica e terapeuta de casais, a frase ajuda a evitar que a discussão escalone.
“Muitas brigas começam a escalar quando um dos parceiros interpreta erroneamente uma situação e reage de forma emocional. Ao focar apenas no que foi visto ou ouvido, a pessoa oferece a oportunidade de esclarecer o que aconteceu sem criar um clima de defensividade”, explica.
Saiba mais: 8 sinais que indicam que você está se relacionando com um narcisista
2. “Foi isso que eu entendi sobre isso”
Ao usar essa frase é possível compartilhar o seu ponto de vista, mesmo se for impreciso, induzindo o parceiro a prestar atenção em suas emoções. A sentença também atribui responsabilidade à sua percepção.
“Além disso, essa frase ajuda a desacelerar o conflito porque evita suposições e reações automáticas, que muitas vezes intensificam brigas. Quando alguém se concentra em compartilhar sua interpretação, ao invés de culpar ou reagir impulsivamente, o outro parceiro tem a chance de refletir e corrigir mal-entendidos antes que o conflito se aprofunde”, destaca a terapeuta.
3. “Foi assim que eu me senti”
Segundo Alessandra, essa frase é uma poderosa ferramenta para a resolução de conflitos em casal, pois incentiva a expressão dos sentimentos de forma honesta e sem culpas.
“Expressar os sentimentos dessa maneira também incentiva o outro a parar e pensar antes de continuar a briga. Quando um parceiro ouve ‘foi assim que me senti’, ele é convidado a refletir sobre o impacto de suas ações, palavras ou comportamentos. Isso frequentemente leva a uma pausa na escalada da briga, pois o foco se desloca da discussão sobre quem está ‘certo ou errado’ para o impacto emocional que o conflito está causando”, conta.
4. “Isso é o que me ajudaria a me sentir melhor”
A frase deve ser utilizada como uma proposta de resolução da situação que provocou a briga. Ela permite deixar clara as suas necessidades e desejos na relação. “Quando um dos parceiros apresenta uma necessidade específica, o outro tem a chance de pensar sobre como atender a essa necessidade, promovendo uma colaboração ativa para melhorar o relacionamento”, esclarece a especialista.
Saiba mais: Ex: 7 motivos que podem estar te fazendo querer voltar