Dermatologista do Fleury Medicina e Saúde. Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo com resi...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Micose na virilha?
A micose na virilha é uma infecção causada por fungos que atingem a região, provocando manchas, coceira e descamação. Normalmente, o problema é causado pelo excesso de calor e umidade no local - fatores que aumentam a proliferação dos fungos.
Causas
Os dermatófitos, grupo de fungos responsáveis pela micose, são desenvolvidos em ambientes de alta temperatura e presença de umidade. Dessa forma, o uso de roupas apertadas ou com excesso de suor, por exemplo, pode desencadear a micose na virilha.
Micose na virilha passa de uma pessoa para outra?
De acordo com Thais Matsuda, médica dermatologista, isso geralmente não acontece. “O fungo é igual a bolor em local úmido. A gente normalmente tem esses fungos na superfície da nossa pele, mas eles só causam algum tipo de lesão ou algum tipo de micose, de fato, quando eles encontram um ambiente propício. Esses locais costumam ser quentes e úmidos”.
Sintomas
Os principais sintomas da micose na virilha são:
- Manchas avermelhadas, que podem atingir as coxas e nádegas;
- Coceira;
- Descamação;
- Sensação de ardência.
Tratamento
Ainda segundo Thais, o tratamento para a micose na virilha é feito com a aplicação de antifúngicos no local. Eles podem ser usados em formato de spray, pó, pomadas ou cremes - depende da preferência do paciente e médico.
“A recomendação, além do tratamento medicamentoso, é sempre manter essas áreas secas e ventiladas. Por exemplo, na virilha, o que a gente orienta é de preferência usar roupa íntima de algodão e evitar o atrito de pele com pele, porque isso leva à maceração e à hiperidratação”, explica a médica.
Se uma pessoa transpira em excesso, o ideal é sempre se atentar a secar o local com papel toalha ao longo do dia. Trocar a roupa íntima ao realizar atividades físicas, como corrida e natação, e após ir à praia, também é recomendado para evitar a umidade na virilha.
Bicarbonato de sódio trata a micose na virilha?
Por ser provocada por um fungo, qualquer tipo de micose deve ser tratado com a aplicação de antifúngicos na pele. Isso significa que o bicarbonato de sódio não ajuda a curar o problema, apesar de poder ser utilizado como um auxílio durante o processo.
“O bicarbonato, na verdade, funciona para absorver o suor e a umidade que fica nessa nessa região. Ele, por si só, acaba não tratando. Esses problemas dermatológicos a gente não consegue tratar sem medicamento”, conta Thais.