
Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em Controle Higiênico Sanitário dos Alimentos p...
i
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.

O alho é um dos temperos mais utilizados na culinária brasileira, devido ao seu odor e sabor característicos. O ingrediente possui diversos nutrientes – como as vitaminas C e B6, cálcio, potássio e magnésio – e compostos que lhe conferem propriedades medicinais. Por isso, o MinhaVida listou 4 formas diferentes que podemos utilizar o alho com o objetivo de obter benefícios à saúde. Confira!
1. Chá de alho
O chá de alho é fonte de alicina, substância que auxilia no fortalecimento da imunidade. Dessa forma, a infusão pode ser utilizada para o tratamento e redução de sintomas da gripe e resfriados. Além disso, o chá de alho também possui ação expectorante, ajudando na redução da tosse e do catarro.
Em entrevista prévia ao MinhaVida, a nutricionista Gisele Haiek recomendou que o consumo não ultrapasse de três xícaras ao dia.
Ingredientes
- 1 dente de alho
- 200ml de água
Modo de preparo
Pique e amasse o dente de alho. Leve ao fogo na água e deixe ferver por cinco a dez minutos. Retire do fogo, coe o chá e deixe esfriar. Limão ou especiarias como gengibre ralado e canela em pó podem ser acrescentadas para melhorar o sabor.
Saiba mais: Chá para gripe e tosse: alho, mel e o que mais é bom para melhorar
2. Azeite de alho
O azeite de alho, também conhecido como óleo de alho, é uma forma de preparação do ingrediente sem que ele perca suas propriedades nutricionais, e que pode ser utilizada para realçar o sabor de outros pratos, como saladas, molhos e refogados.
O azeite de alho possui propriedades antioxidantes, antibacterianas, diuréticas e antifúngicas, podendo ajudar no tratamento de infecções cutâneas, dor de garganta e até queda de cabelo.
Ingredientes
- 1 vidro de azeite extravirgem
- 1 dente de alho cru
- 1 colher de sopa de orégano
- Alecrim a gosto
- Manjericão a gosto
- Sálvia a gosto
- Hortelã a gosto
Modo de preparo
Em um recipiente, adicione o azeite extravirgem, o alho e as especiarias. Conserve a mistura na geladeira.
3. Água de alho
A água de alho é outra forma de preparação do ingrediente que não altera seu valor nutricional. A bebida auxilia no combate a infecções, fortalecimento da imunidade, prevenção de doenças neurodegenerativas, redução dos níveis da pressão arterial e do colesterol “ruim”, além de atuar contra a ação de fungos e vírus.
Ingredientes
- 1 dente de alho esmagado
- 100ml de água
Modo de preparo
Em um recipiente adicione a água e o dente de alho esmagado. Deixe repousar por pelo menos 8 horas antes do consumo.
4. Cápsulas de alho
A suplementação alimentar de cápsulas de alho demonstrou ser um grande aliado do fortalecimento imunológico, como indicou um estudo publicado no periódico Advances in Therapy. O trabalho de 12 semanas concluiu que a suplementação diária foi capaz de reduzir casos de resfriado em até 63%.
Saiba mais: Receitinhas da vovó que, na verdade, são um risco para a saúde
Qual é a melhor forma de consumir o alho?
Apesar das diversas formas que podemos utilizar o alho em benefício da nossa saúde, a melhor forma de extrair os seus nutrientes é pelo consumo in-natura, como explicou a especialista.
“Cru suas propriedades são mais preservadas do que após cozinhar ou assar. As altas temperaturas diminuem a eficácia da alicina, substância produzida por uma reação enzimática quando o dente de alho cru é esmagado ou cortado, desta forma é a melhor para o consumo”, esclareceu.