Letícia Isabela é psicóloga do Grupo Mantevida, psicopedagoga com especialização em Neuropsicologia, tem foco no olhar P...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Começar um novo relacionamento nem sempre é uma tarefa fácil. E quando se trata de pessoas acima dos 40 anos de idade, o desafio tende a ser ainda maior. De acordo com Letícia Isabela, psicóloga do Grupo Mantevida, isso ocorre devido ao incremento de critérios ao buscar um novo parceiro.
“Após os 40 anos, o universo feminino, por exemplo, passa a ser repleto de novas possibilidades e, além disso, por conta da experiência, o que se procura em um parceiro é melhor delimitado”, explica.
Leia também: Vai a um encontro? Veja 5 dicas para controlar a ansiedade
Dicas para quem quer iniciar um novo relacionamento após os 40
Letícia Isabela nos lembra que existem diferentes formas de amor, assim sendo, segundo ela, ao procurar alguém para um novo relacionamento, é muito importante reconhecer quais são seus limites e o que você busca dentro de um relacionamento.
“A condição de estar solteira, no caso das mulheres, pode ser associada às expressões pejorativas, como: "encalhada ", "solitária " ou "infeliz ". Contudo, diante das transformações que os papeis femininos vêm passando, novas visões sobre a “solteirice” podem estar em construção. Antes de iniciar um relacionamento com um outro, é importante pensar qual vai ser o lugar dessa nova pessoa na sua vida atualmente”, orienta a psicóloga.
Para iniciar um novo relacionamento após os 40 anos, é importante que você:
- Seja você mesma
- Tenha uma comunicação clara e eficiente
- Alinhe suas expectativas com o seu parceiro
- Trabalhe o autoconhecimento e a autoestima
- Tente se abrir para novas experiências
Leia também: 8 sinais que indicam que você está se relacionando com um narcisista
Como lidar com o medo de rejeição ou da repetição de erros do passado?
De acordo com Letícia, para lidar com o medo da rejeição ou da repetição dos erros que ocorreram no relacionamento anterior, antes, é preciso entender a origem deste sentimento.
“Ao pensar sobre os erros do passado ou sobre o medo da rejeição, reflita se esse medo faz parte mesmo de você ou de uma pressão externa vinda de amigos, parentes ou colegas sobre um ideal da felicidade”, indica.
Leia também: Falar consigo mesmo em frente ao espelho é bom sinal: os benefícios dessa prática que pouca gente sabe