Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iNa correria do dia a dia, é fácil ignorar pequenos sinais que a vida nos dá. São aqueles "alertas" que, se não ouvirmos, podem se transformar em arrependimentos no futuro. Sabe aquele conselho que alguém te deu, mas você achou que podia deixar para depois? Ou aquela intuição que você ignorou, achando que não era nada demais?
Às vezes, essas mensagens sutis são os lembretes mais importantes que precisamos ouvir. Reunimos 9 desses alertas que podem fazer toda a diferença na sua jornada - e que você não vai querer ignorar antes que seja tarde demais.
1. Cuide da sua família e dos seus amigos, eles são a chave da sua felicidade
De acordo com o Harvard Adult Development Study, um dos estudos mais antigos da história, são os relacionamentos que realmente nos fazem felizes. Mas quanto tempo dedicamos ao que nos traz felicidade? Quando estivermos próximos do fim da vida, vamos olhar para trás, e um sorriso pode surgir no nosso rosto se tivermos feito as escolhas certas.
Enrique Rojas, professor de psiquiatria e psicologia médica, disse que não passar tempo com a família e os amigos era um dos maiores arrependimentos das pessoas em seus momentos finais. Pense se você quer ser uma dessas pessoas e, se a resposta for não, faça algo a respeito.
2. Você não precisa de tanto quanto pensa para ser feliz de verdade
A maioria de nós não precisa comprar mais nada para ser feliz. Vivemos em uma sociedade consumista que nos incentiva de todas as formas possíveis a nunca sair da roda do prazer imediato. Arthur C. Brooks, especialista em felicidade, nos lembra que a única maneira de encontrar o verdadeiro bem-estar é se afastar dessa máquina consumista.
3. Não deixe um “eu te amo” para depois
O escritor francês André Gide disse: “Muitas vezes, as palavras que deveríamos ter dito não vêm à mente até que seja tarde demais.” Talvez seja uma frase clichê, mas nunca sabemos quando veremos alguém pela última vez.
Seja quem for — sua mãe, seu melhor amigo, um colega de trabalho. Amanhã pode ser tarde demais para um abraço. Tarde demais para um “eu te amo”, um “eu gosto de você”, ou um “tenho orgulho de você”. Tarde demais para um “sinto sua falta” ou um “mal posso esperar para te ver”. As pessoas ao nosso redor merecem saber que as admiramos e amamos, que nos importamos com elas.
Leia mais: Albert Einstein disse que o segredo da felicidade está em viver a vida inspirada nessas palavras
4. Use os erros na sua vida para mais do que se arrepender
Lucy Maud Montgomery disse: “Devemos nos arrepender dos nossos erros e aprender com eles, mas nunca carregá-los para o futuro.” O fato é que ninguém é perfeito. Todos nós falhamos, cometemos erros, e, com sorte e esforço, aprendemos. Mesmo que você esteja passando por um momento difícil, pode tirar algo positivo disso e usar a seu favor. O fim de um relacionamento pode nos ajudar a ser mais seletivos no futuro, a entender o que não toleramos. Perder um emprego pode abrir portas para outras oportunidades que você nunca teria considerado. O fracasso e os erros fazem parte da vida e nos ensinam.
5. Seus hábitos são a base do seu crescimento
Charles Duhigg escreveu “O Poder do Hábito”, e sua leitura me fez perceber a importância dos hábitos na nossa vida. Não estou falando só de como praticar esportes é importante para a saúde, ou como não fumar prolonga a vida. Estou falando de como os hábitos moldam quem somos e nos ajudam a crescer, a nos tornarmos pessoas melhores e mais felizes. Este é um ótimo momento para analisar seus hábitos e ver como eles estão impactando sua vida. Se eles não estiverem agregando valor, é hora de mudá-los.
6. As pessoas falham, e está tudo bem
O romancista Steven Pressfield disse: “A marca inconfundível de um amador é que ele tem um milhão de planos e todos começam amanhã.” A má notícia é que o amanhã nunca chega, e as oportunidades que você perde por nem tentar são as que mais vão te prejudicar no futuro.
7. O momento para agir é agora
Sempre quis viajar sozinho? Fazer aulas de canto? Faça agora. Embora a paciência seja uma virtude, isso não significa esperar sem fazer nada. Significa fazer o melhor com os recursos que você tem. Comece sabendo que os resultados que você busca valem o esforço e o tempo.
8. Pare de buscar a perfeição, isso só traz frustração
Todos nós somos imperfeitos e cheios de contradições. Pessoas generosas podem ser egoístas às vezes, pessoas pacientes podem perder a paciência, e todos, absolutamente todos, cometem erros.
Está na hora de ser mais compassivo consigo mesmo e com os outros, e aceitar que há beleza na imperfeição, como nos ensina a filosofia japonesa Wabi-sabi. Você será muito mais feliz quando parar de perseguir a perfeição.
9. Observe ao seu redor e valorize as pequenas coisas
Bronnie Ware, uma enfermeira de uma clínica psiquiátrica, escreveu em seu livro “Os Cinco Arrependimentos das Pessoas no Leito de Morte” que “muitos só percebem no fim que a felicidade é uma escolha”. Os momentos mais simples da vida podem ser pequenas joias de felicidade que deixamos passar despercebidas. Até agora. É hora de aproveitar tudo, desde uma refeição até uma viagem.
Leia também: Se você fizer essas três coisas todos os dias, será mais feliz do que a maioria das pessoas. Palavra de Harvard