Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iVoltaire disse que “uma palavra mal colocada estraga o mais belo pensamento”. Quando falamos, muitas vezes não temos consciência do impacto que nossas palavras têm sobre os outros e, sem perceber, podemos estar usando expressões um tanto indelicadas, de acordo com um especialista.
John Bowe é autor de I Have Something to Say: Mastering the Art of Public Speaking in an Age of Disconnection (Tenho Algo a Dizer: Dominando a Arte de Falar em Público em uma Era de Desconexão) e especialista em oratória. Ele já nos explicou que algumas frases são sinais de “boas maneiras” e, agora, explica através da CNBC exatamente o contrário: aquelas frases “grosseiras” que usamos mais do que imaginamos e que podem irritar nosso interlocutor.
Como nos preocupamos com a responsabilidade emocional e sabemos o quanto a comunicação é importante no nosso dia a dia, discutimos todas essas frases e, o mais importante, oferecemos alternativas para tornar essa comunicação mais eficaz.
1. “Se você quer minha opinião sincera...”
Disfarçar uma opinião não solicitada como honestidade é, de acordo com Bowe, grosseria em todos os sentidos. Essa é uma das frases mais repetidas e com a qual nos deparamos em diversas ocasiões, como quando estamos contando sobre um problema ou nas redes sociais, ao receber uma opinião não solicitada.
Segundo o especialista, “as pessoas querem ajuda, apoio e soluções”. Apenas mudando essa opinião sincera por um “talvez” ou até mesmo apenas ouvindo, sem emitir opinião, já muda o tom e a mensagem. Subestimamos o poder do silêncio e, em uma conversa, muitas vezes o que precisamos é simplesmente escutar.
2. “Eu estava só brincando”
Pedir desculpas ainda é algo que muitos têm dificuldade de fazer. Nas palavras de Iria Reguera, psicóloga e editora-chefe do site Trendencias, “podemos ter vergonha de admitir que cometemos um erro ou fizemos algo errado, porque isso entra em conflito com nosso autoconceito”. Raramente nos consideramos "maus" e muitas vezes justificamos nossas falhas dizendo que não tivemos a intenção. Porém, não importa se a intenção era outra; o que realmente importa é o fato de que o que dissemos causou dano. E está tudo bem admitir isso.
O perdão não é importante apenas em relacionamentos amorosos; é uma parte essencial da responsabilidade emocional em qualquer tipo de relação. Quando pedimos desculpas, estamos assumindo a responsabilidade pelo que dissemos e reconhecendo que podemos ter magoado alguém, mesmo que sem querer. Isso demonstra inteligência emocional.
Dizer “desculpe” em vez de “eu estava só brincando”, que soa como uma fuga da responsabilidade, é sempre muito mais produtivo. Não tente justificar um erro com desculpas diplomáticas, pois isso pode soar ainda pior.
3. “Você quer...?”
Não está errado dizer “você quer” em situações como “você quer alguns croquetes?”. O problema é quando usamos essa expressão para pedir algo, como “você quer jogar o lixo fora?”. Mesmo que um “por favor” seja acrescentado depois, o especialista ressalta que essa polidez indireta pode soar desdenhosa.
Em vez disso, podemos ser mais diretos: “Você pode me fazer um favor e jogar o lixo fora?”. Assim, a solicitação é clara e sincera, sem parecer uma acusação velada.
4. “É assim que as coisas são”
De acordo com John Bowe, usar essa frase dá a impressão de que o que vamos dizer é a "última palavra" sobre o assunto, algo imutável. No entanto, ouvir a opinião dos outros é um sinal de que somos bons comunicadores.
Em vez de ser tão categórico, podemos suavizar a frase dizendo “eu acho”, indicando que estamos expressando nossa opinião, não impondo um fato.
5. “Certo?”
Para Bowe, essa “insistência retórica” é um preenchimento desnecessário e pode parecer que estamos tentando condicionar a resposta do outro. “Isso te deixou triste, não foi?”. Parece que esperamos que a pessoa concorde, mas talvez ela tenha sentido algo completamente diferente. Em vez disso, devemos ouvir a resposta sem antecipar o que o outro quer dizer.
6. “Bem, dê um jeito”
Essa frase soa como algo que um chefe autoritário diria a seus subordinados. Segundo o especialista, um bom líder delega, mas também ajuda sua equipe a superar obstáculos. A solução é substituir essa abordagem por uma linguagem mais colaborativa, como “vamos conversar sobre isso e encontrar uma solução juntos”.
7. “As coisas são assim”
De acordo com Bowe, essa frase geralmente é usada como uma forma de dizer “não reclame”. Imagine que você compartilha um problema com alguém e a resposta seja “as coisas são assim mesmo”. No mínimo, isso causará frustração e encurtará a conversa.
Em vez disso, podemos demonstrar empatia com algo simples como “Isso parece difícil. Sinto muito que você esteja passando por isso”. Essa abordagem faz com que a pessoa se sinta ouvida e compreendida, o que é sempre bem-vindo.
8. “Obviamente...”
O especialista afirma que essa palavra transmite sutilmente a ideia de que qualquer pessoa que discorde está errada. Mais uma vez, o silêncio pode ser uma opção melhor do que parecer arrogante, mesmo que você acredite estar certo.
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