Mônica Berg é médica dermatologista e tesoureira da diretoria da SBD-RS.
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Para muitas pessoas, a papada pode ser uma característica bastante incomoda. Para resolver esta questão, de início, é preciso entender a razão por trás do volume extra abaixo do queixo.
Ao MinhaVida, Mônica Berg, dermatologista e tesoureira da diretoria da SBD-RS, explica que as duas principais causas da papada são o acúmulo de gordura e o excesso de pele.
“O primeiro, se dá por dois fatores: estrutura genética e por aumento de peso. Já o excesso de pele, ocorre após o emagrecimento, pois a pele se torna redundante, formando a bolsa da papada no pescoço”.
Leia também: Preenchimento de olheiras: valor e antes e depois da técnica de rejuvenescimento da vez
O que fazer para acabar com a papada?
Para diminuir a papada abaixo do queixo, basta seguir algumas práticas supersimples. Mônica indica:
- Manter uma alimentação equilibrada
- Ingerir a quantidade ideal de água diariamente
- Praticar atividade física regularmente
- Melhorar a postura
“Localmente, drenagem linfática e massagens podem auxiliar no processo de redução da papada. No entanto, os tratamentos efetivos envolvem procedimentos invasivos, como cirurgias e tecnologias, além dos medicamentos injetáveis para otimizar a redução da gordura e a firmeza da pele”, orienta a médica.
Leia também: 6 estratégias eficazes para melhorar a postura
Os tratamentos para a redução da papada
Conforme a dermatologista, dentre os tratamentos de redução de papada mais comuns, a cirurgia de lipoaspiração associada a laser está entre os que proporcionam melhores resultados.
“Nas tecnologias, ultrassom micro e macrofocado, radiofrequência agulhada e laser tem suas indicações. Os medicamentos injetáveis também são utilizados para somar resultados”, finaliza.
Leia também: Gordura localizada: tire 7 dúvidas comuns ao tentar queimá-la