Terapeuta Clínica há 15 anos com abordagem cognitiva comportamental. Especialista clínica em Ansiedade, Crise de Pânico...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iVocê já reparou como algumas pessoas não conseguem conversar sem mexer as mãos? Pode parecer apenas um hábito, mas, segundo a psicologia, o movimento das mãos ao falar pode ter vários significados.
Esses gestos são uma forma de expressão que vai além das palavras, ajudando a transmitir emoções, reforçar ideias e até facilitar a compreensão do que está sendo dito. Em outras palavras, quando alguém gesticula bastante, o cérebro está utilizando todos os recursos possíveis para ser claro, além de causar mais impacto.
O MinhaVida entrevistou a psicóloga Larissa Fonseca para descobrir mais sobre como a psicologia interpreta esse comportamento. Acompanhe!
Leia mais: Os sinais que indicam que você é uma boa pessoa, segundo a psicologia
O que significa mexer muito as mãos ao falar? Essa psicóloga explica
Falar com as mãos é um gesto bastante comum. Para algumas pessoas, esse comportamento pode ser uma maneira natural de dar ênfase ao que estão dizendo. Para outras, no entanto, mexer muito as mãos pode ser um sinal de algo mais profundo, ligado ao emocional, como ansiedade ou nervosismo.
De acordo com Larissa, esse gesticular frequente pode ter diversos significados: “Quando uma pessoa mexe muito as mãos, isso pode indicar que ela está usando o movimento como uma ferramenta para se expressar melhor, organizando seus pensamentos e reforçando suas ideias de maneira visual”, explica a especialista.
Mexer as mãos ao falar também pode significar ansiedade
Quando nos comunicamos e estamos muito ansiosos, acabamos desenvolvendo alguns hábitos, como balançar as pernas, morder os lábios, repetir certas palavras e até movimentar as mãos. Em situações de ansiedade ou estresse, o movimento excessivo das mãos pode ser uma forma inconsciente de liberar a tensão acumulada.
“Isso está ligado ao sistema nervoso autônomo, que regula nossas reações automáticas em momentos de excitação emocional. Nesses casos, gesticular demais pode ser uma maneira da pessoa lidar com a ansiedade, ajudando a regular o excesso de energia e manter-se ativa durante a interação”, destaca Larissa.
Pode mexer as mãos, mas cuidado para não exagerar!
Movimentar as mãos pode ter uma série de significados, mas não é algo considerado negativo, de acordo com a psicologia. Na verdade, gestos dinâmicos podem ajudar a melhorar a conexão com quem está ouvindo. Eles trazem mais vida à fala e podem facilitar a compreensão. No entanto, a psicóloga alerta que é preciso ter cuidado para não exagerar:
“Se excessivos e utilizados de forma inadequada, esses gestos distraem e atrapalham a interpretação, fazendo com que o outro foque sua atenção nos movimentos e não no conteúdo que está sendo falado. Por isso, essa forma de comunicação deve ser usada com cautela e intenção”, conclui.
Leia também: Conhece um adulto que ainda se comporta como adolescente? Psicólogo explica por que isso pode estar acontecendo