Criador do protocolo Medicina de Estilo de Vida, é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paul...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iCuidar do nosso cérebro é essencial, especialmente após os 50 anos de idade. Existem muitos truques para exercitar a memória, mas, se você não adotar um certo hábito diariamente, de nada adiantará. Estamos falando do simples ato de beber água.
Beber água com frequência e manter o cérebro hidratado é o melhor (e mais fácil) truque para preservar sua memória. Não é por acaso que o nosso cérebro é composto por cerca de 75% de água. Um estudo de 2018 analisou o impacto da desidratação no desempenho cognitivo e concluiu que ela pode afetar a atenção, a memória e a velocidade de reação.
A falta de água provoca efeitos de curto e longo prazo em nossas habilidades mentais, desde mudanças de humor e fadiga até um declínio generalizado na atividade cognitiva. Na verdade, essa pesquisa da Cognitive Vitality vai além e afirma que o impacto da desidratação é mais significativo para as mulheres: descobriram que a atenção e a velocidade de memorização delas pioram mais do que nos homens.
Quantos copos de água por dia devemos beber para cuidar da nossa memória?
Para manter uma boa memória, especialistas recomendam a ingestão de cerca de 2,7 litros de água por dia para mulheres e 3,7 litros por dia para homens. Ou, em termos mais simples, entre 8 e 10 copos. Isso vale mesmo se não estivermos com sede. Também devemos aumentar o consumo de água durante a prática de atividades físicas e incluir na dieta alimentos ricos em água, como melancia, pepino e aipo.
Embora pareça óbvio, muitas pessoas se esquecem de beber a quantidade de água que o corpo realmente precisa. Como vimos, a falta de hidratação não afeta apenas as funções fisiológicas. Ela também prejudica as funções cognitivas que tendem a se deteriorar com o tempo, como a memória e a velocidade de raciocínio.
Leia mais: O que acontece com o seu corpo quando você lembra de beber mais água durante o dia
Beber água faz bem: veja todos os benefícios desse hábito para a saúde
Beber água é fundamental para o bom funcionamento do organismo como um todo, inclusive do cérebro. Em um artigo para o MinhaVida, o endocrinologista e metabologista Filippo Pedrinola explicou os inúmeros benefícios que a hidratação adequada traz para a saúde:
“A água é responsável por várias funções vitais do nosso corpo. Ela regula a temperatura corporal através do suor, ajuda a eliminar toxinas pela urina, mantém o intestino funcionando bem e até participa da respiração, em forma de vapor. Além disso, uma boa hidratação melhora o transporte de nutrientes no corpo e favorece o fluxo sanguíneo no cérebro, que precisa de oxigênio e glicose para funcionar de forma eficiente. Quando estamos desidratados, até nossa capacidade de concentração pode ser prejudicada”, disse o especialista.
Portanto, beba água! É um truque fácil e acessível, e o seu futuro eu vai lhe agradecer por isso.
Leia também: Quem pede água com gás no restaurante está fazendo um favor para o próprio corpo: 4 benefícios que você não sabia