Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iCastanhas assadas são uma delícia muito fácil de fazer, mas outra maneira mais rápida de prepará-las, sem usar o forno, é assá-las e descascá-las no micro-ondas. No entanto, se você quiser apenas descascá-las rapidamente, há um truque muito simples que faz com que as cascas quase saiam sozinhas.
Claro, ainda é necessário um pouco de trabalho manual, mas essa técnica faz com que a casca e a pele interna se soltem sozinhas, facilitando o trabalho de descascá-las à mão em poucos segundos. Se você já usou o truque de José Andrés para descascar tomates, estará familiarizado com esse processo.
O objetivo é descascar as castanhas sem precisar cozinhá-las completamente antes, o que é ideal, por exemplo, para fazer marron glacé ou adicioná-las a outros pratos e sobremesas sem que elas se desfaçam. O chef italiano Stefano Barbato nos ensina o passo a passo. O segredo é escaldá-las!
Leia mais: Já experimentou castanha-portuguesa? Conheça 11 benefícios e como preparar em casa
Como descascar castanhas?
Para que o processo seja realmente rápido, você precisará de uma panela com bastante água fervente, uma boa frigideira de ferro ou uma caçarola com tampa (ou uma panela específica para castanhas) já aquecida em outro fogão, além de castanhas limpas e prontas.
Como sempre, é preciso fazer um corte na parte curva da casca da castanha – um corte transversal horizontal – sem atravessar a parte plana. O corte não deve ser muito profundo, apenas o suficiente para atingir a casca e a pele interna.
Depois de fazer o corte, ferva as castanhas por um minuto e meio a dois minutos, se forem maiores. Assim que notar que a casca mudou um pouco de cor, elas estarão prontas. A frigideira já deve estar quente para que você possa retirá-las com uma escumadeira e colocá-las diretamente na frigideira, com o lado cortado para cima – isso é importante.
Em seguida, tampe a frigideira e mantenha em fogo alto, esperando que a casca se abra e se solte da pele pelo corte que fizemos. Se a tampa for de vidro, você poderá acompanhar o processo através do vapor. Esse choque térmico, junto com a umidade, faz com que as duas camadas que cobrem a castanha se separem quase que magicamente.
Deixe as castanhas na frigideira por mais um ou dois minutos para evitar que cozinhem demais. Por fim, retire a casca e a pele, que sairão facilmente pela fenda. Esse processo deve ser feito enquanto as castanhas ainda estão quentes; mantenha-as cobertas com um pano de prato enquanto as descasca e use luvas ou outro pano para não se queimar.
Leia também: Licuri: conheça os benefícios do "coquinho" brasileiro que parece castanha