Clínico geral e nutrólogo, diretor da clínica Dr. Roberto Navarro. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Com o aumento do envelhecimento populacional, os casos de demência são cada vez mais frequentes e crescem de forma acelerada. Apesar de não ter cura, especialistas buscam estratégias para a redução do risco de desenvolvimento da doença, como na alimentação.
Isso porque nutrientes e componentes encontrados em alimentos, como frutas, são capazes de desempenhar uma ação preventiva contra processos neurodegenerativos importantes, que podem levar ao surgimento do Alzheimer, por exemplo. Saiba quais frutas você deve incluir na alimentação para reduzir o risco de demência.
1. Amora
A amora é uma fruta rica em flavonoide, antioxidante essencial para a manutenção da função cognitiva. Além disso, a fruta possui urolitina-A, nutriente também encontrado em oleaginosas, que ajuda o corpo a remover células associadas ao declínio cognitivo, como apontou um estudo publicado na revista Alzheimer’s & Dementia.
Saiba mais: 9 exercícios mentais simples para fazer em casa que reduzem o risco de demência
2. Aronia
A aronia, também conhecida como chokeberry, é uma fruta rica em flavonoides e que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O seu consumo foi associado a uma melhora da função cerebral e de desordens degenerativas, como a demência.
3. Morango
O morango traz em sua composição um flavonoide chamado fisetina, que demonstrou ser um forte aliado no funcionamento cerebral. "Essa substância é capaz de desencadear um processo que permite que as memórias sejam armazenadas no cérebro com mais facilidade e que o cérebro estabeleça conexões mais fortes entre os neurônios”, explicou o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia, em entrevista prévia ao MinhaVida.
4. Laranja
Alimentos ricos em vitamina C, como a laranja e o kiwi, são grandes aliados do cérebro. Isso porque, a vitamina C é um importante antioxidante que atua combatendo radicais livres e protegendo as células contra danos neurodegenerativos.
Saiba mais: Limão ou laranja: qual tem mais vitamina C para levantar a saúde?