Formada pela Medicina pela Universidade São Francisco em 2007. Fez residência médica em Pediatria pelo Hospital Universi...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iTodo pai e mãe desejam que seus filhos se tornem adultos bem-sucedidos, mas muitos esquecem que os primeiros passos para esse sucesso começam ainda durante a infância. Existem quatro hábitos que podem fazer toda a diferença no desenvolvimento pessoal e profissional de uma criança.
O MinhaVida entrevistou a pediatra Tatiana Cicerelli Marchini, que explicou como essas atitudes podem moldar as habilidades sociais, emocionais e até mesmo o pensamento crítico do seu filho na fase adulta. Confira:
Leia mais: Se você quer que seu filho te respeite quando adulto, precisa acabar com estes 7 hábitos
Esses 4 hábitos são essenciais para o desenvolvimento de uma criança bem-sucedida
Quando se trata de criar uma base sólida para o futuro de uma criança, alguns hábitos podem fazer toda a diferença e você, como pai, mãe ou responsável, tem um papel fundamental nesse processo. A pediatra Tatiana Cicerelli revelou quatro hábitos essenciais que ajudam a formar crianças em adultos bem-sucedidos:
1. Autodisciplina
Acredite, estabelecer uma rotina organizada desde cedo não só facilita a vida, como também prepara a criança para o sucesso no futuro. “Incentivar a autodisciplina, por exemplo, ajuda a criar senso de responsabilidade. Isso significa aprender a gerenciar o tempo e cumprir pequenas tarefas diárias – como organizar o material escolar ou arrumar o quarto”, explica a especialista. Com esses hábitos, a criança ganha independência e passa a entender a importância de se comprometer com o que precisa ser feito.
2. Redução da exposição às telas
Tatiana explica que limitar o tempo de tela – seja em smartphones, tablets ou TVs – é essencial para um desenvolvimento mais saudável: “O excesso de exposição pode prejudicar o sono, a capacidade de concentração e até a interação social”, alerta.
Ao controlar esse tempo e incentivar atividades que estimulem a criatividade, como brincar ao ar livre ou ler um livro, você garante que a tecnologia seja uma aliada e não uma vilã no crescimento da criança.
3. Curiosidade
Criança curiosa é criança que aprende. Estimular a curiosidade faz com que a criança se interesse por novas descobertas, o que é fundamental para o desenvolvimento intelectual.
O mais interessante é que essa mentalidade de crescimento não apenas alimenta o conhecimento, mas também fortalece a inteligência emocional. “Incentivar perguntas, permitir explorações e buscar novos aprendizados – seja na escola ou fora dela – cria um ambiente onde a criança se sente motivada a continuar descobrindo o mundo ao seu redor”, comenta Tatiana.
4. Resiliência
A resiliência – a habilidade de se reerguer após um desafio ou decepção – é uma qualidade que os acompanhará por toda a vida. “Em vez de evitar as frustrações, mostre que elas fazem parte do processo de aprendizado e crescimento”, explica a pediatra. Isso prepara os pequenos para o mundo real, onde saber lidar com dificuldades pode ser um pilar importante no caminho para o sucesso.
Ao incluir esses hábitos de forma lúdica na rotina da criança, os pais conseguem incentivar o aprendizado e a autonomia, contribuindo para o desenvolvimento mais saudável dos seus filhos.
Leia também: Se você quer que seu filho te obedeça, precisa incluir essas 6 práticas na rotina da família