Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Adam Grant é um especialista global em felicidade no local de trabalho e passou anos estudando sucesso e ensinando na Wharton School da Universidade da Pensilvânia. Graças ao seu renomado trabalho como psicólogo organizacional, ele tem sido considerado um dos pensadores de gestão mais influentes do mundo e um dos “40 under 40” da Fortune, mas o que nos interessa hoje é sua visão sobre o desenvolvimento pessoal.
“O processo de aprendizagem não termina quando adquirimos conhecimento, mas se completa quando o aplicamos constantemente”, explicou em artigo que escreveu para a CNBC. E para que esse desenvolvimento pessoal ocorra, precisamos incluir esses nove hábitos em nossos dias. Hoje as pessoas mais bem-sucedidas do mundo já fazem isso.
Leia também: Essa cientista ensina a ser feliz no trabalho com apenas 3 passos: "existem estratégias que podemos usar", diz
Eles agradecem diariamente
Em seu livro “Dar e receber: por que ajudar os outros o leva ao sucesso”, Grant afirma que a gratidão e a generosidade são essenciais para o sucesso. Mas não só isso, a gratidão também está relacionada com a felicidade.
E é bem fácil de colocar em prática, como agradecer quando um atendimento numa loja ou quando um colega de trabalho te ajuda. Pessoas de sucesso sabem disso e praticam a gratidão diariamente.
Eles procuram desconforto
Grant garante que pessoas de sucesso buscam desconforto e a razão é mais simples do que parece. Quando nos sentimos desconfortáveis, trabalhamos para deixar de nos sentir desconfortáveis e isso nos coloca em um caminho mais rápido para o crescimento. “ Em vez de se esforçar para aprender, tente ficar desconfortável”, diz ele.
Leia também: Para começar um novo relacionamento depois dos 40, você deve seguir as 5 dicas desta terapeuta
Eles não buscam a perfeição, mas a excelência
Buscar a perfeição é o caminho mais rápido para a infelicidade, pois há algo que esquecemos: ninguém é perfeito e ninguém pode ser. “O progresso é alcançado mantendo padrões elevados e não eliminando todos os defeitos”, explica Grant.
Se queremos crescer, tanto pessoal como profissionalmente, é fundamental que façamos um exercício de reflexão no qual nos perguntemos que erros podemos aceitar e o que pode ser suficiente para seguir em frente. Em vez de procurar que o seu trabalho seja perfeito, procure que seja excelente porque se você buscar a perfeição em tudo, nunca avançará.
Eles pedem conselhos
Quando pedimos conselhos aos outros, eles nos percebem como pessoas mais inteligentes segundo a ciência, e nas palavras de Grant, “os conselhos olham para o futuro: leve as pessoas para treiná-lo”. Sim, é melhor parar de pedir elogios e aprovação e pedir às pessoas ao seu redor que te digam como você pode aprender algo novo.
Quando travam, eles recuam para avançar
Dizem que, às vezes, é preciso retroceder até ganhar impulso. Então, quando algo dá errado e você estagna, essa pode ser a única maneira de encontrar uma solução.“Parece que você está retrocedendo, mas muitas vezes é o jeito de encontrar um caminho para o progresso”, afirma o especialista.
Eles decidem em quem confiar
Uma pessoa de sucesso não pode ser facilmente influenciada pelo que lê ou ouve. Em vez de se deixarem levar por tudo, eles decidem em quais fontes confiar. “Ouça quem tem experiência relevante (credibilidade), quem te conhece bem (familiaridade) e quem quer o melhor para você (cuidado)”, afirma. Assim, sabemos que as informações que recebemos são válidas e que podem nos ajudar a crescer.
Leia também: Seis sinais de que você está sendo uma pessoa exaustiva segundo a psicologia
Eles se julgam primeiro
Embora a validação externa seja cada vez mais comum, principalmente se pensarmos nas redes sociais e na sua utilização, a verdade é que a única validação que uma pessoa de sucesso precisa é a sua própria.
É difícil nos desenvolvermos se passarmos o dia tentando agradar aos outros e medindo nosso valor e conquistas pelo que os outros pensam. Grant diz que é melhor decepcionar os outros do que decepcionar a si mesmo, e por isso sabe que pessoas de sucesso sempre se perguntam antes de lançar algo ao mundo.
Eles ensinam o que querem aprender
A melhor maneira de aprender algo é ensinando. Foi o que afirmou Richard Feynman, pioneiro da computação quântica e ganhador do Prêmio Nobel. Tudo o que aprendemos, entendemos melhor após explicar.
Eles viajam no tempo
De acordo com Adam Grant, “Quando você luta para avaliar seu progresso, pense em como seu eu passado veria suas conquistas atuais”. Com o passar dos anos mudamos muito graças a tudo que a vida nos ensina, e as pessoas de sucesso olham com orgulho para o seu passado pensando “o meu eu de cinco anos atrás ficaria orgulhoso de ver o quão longe cheguei”.
Leia também: Para fortalecer a autoestima após os 50, é necessário incluir essas 5 práticas na rotina