Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
As folhas de louro são muito utilizadas na culinária, proporcionando um toque especial a diversas receitas. Você provavelmente já viu alguém cozinhar feijão ou lentilha com louro, por exemplo.
No entanto, as folhas de louro possuem qualidades aromáticas surpreendentes que podem ser utilizadas não só na alimentação, mas também para melhorar o ambiente doméstico. Ao queimar essas folhas em casa, você pode obter uma série de benefícios. Confira quais!
Leia também: Se você fizer essas três coisas todos os dias, será mais feliz do que a maioria das pessoas. Palavra de Harvard
Queime folhas de louro em casa e tenha um resultado incrível
Na Grécia Antiga, o louro simbolizava a vitória e a sabedoria, e às suas folhas eram atribuídos poderes místicos. Hoje, esta planta continua a ganhar relevância, principalmente na área da aromaterapia.
A queima das folhas de louro libera uma fumaça suave, rica em linalol – composto também encontrado em plantas como lavanda e hortelã – que ajuda a acalmar o sistema nervoso, reduzindo o estresse.
Portanto, queimar folhas de louro em casa pode ser uma boa ideia para um momento de meditação, respiração profunda e relaxamento, ajudando a lidar com a ansiedade e o estresse diário, criando instantaneamente um ambiente mais sereno.
No entanto, é importante usar esta prática com cuidado. Pessoas com problemas respiratórios, como asma, devem evitar inalar fumaça, pois ela pode irritar as vias respiratórias e causar complicações.
Certifique-se sempre de que o ambiente esteja bem ventilado antes de queimar folhas e não se esqueça de perguntar a um profissional de saúde se é uma prática recomendada para você.
Leia também: Passar óleo de lavanda durante o banho ajuda a aliviar a inflamação de dermatite de contato?
Outros usos da folha de louro
Se você enfrenta problemas digestivos, dores nas articulações ou dores de cabeça, lembre-se que esta planta também pode ser utilizada em chás. Uma infusão de folhas de louro pode ajudar a melhorar problemas digestivos leves e promover um sono mais calmo, é claro que não há evidências conclusivas disso, exceto o que é conhecido pelos fitoterapeutas.
As folhas de louro também são ricas em antioxidantes, como os polifenóis, que ajudam a combater os radicais livres e a proteger o organismo contra o envelhecimento precoce e doenças crônicas.
Além disso, elas contêm compostos como o cineol e o eugenol, que possuem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, sendo úteis no combate a infecções e inflamações.
Leia também: Óleo de melaleuca: para que serve, 8 benefícios e como usar