Psicóloga formada em 1998 pela Faculdade de Ciências e Letras, com validação e equivalência de diploma pela Universidade...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iA resiliência é uma habilidade poderosa que nos ajuda a seguir em frente, mesmo quando o caminho está cheio de obstáculos. Segundo a psicóloga de Harvard Dra. Cortney Warren, pessoas resilientes não apenas enfrentam desafios, mas também os transformam em aprendizado e crescimento.
De acordo com a psicóloga Adriana de Araújo, em um artigo escrito para o MinhaVida, algumas pessoas são consideradas naturalmente resilientes, mas que para conseguir essa habilidade não tão simples assim:
“A grande verdade é que quem tem essa habilidade, foi ao longo dos anos se desenvolvendo para isso, mesmo que de forma inconsciente. Vou dar um exemplo: se uma criança é criada por pais resilientes, aumenta sua chance de desenvolvimento nesse aspecto, por observação, repetição de padrão e aprendizado”, disse a especialista.
Se você também quer desenvolver essa característica, a psicóloga de Harvard identificou nove frases que as pessoas resilientes repetem para si mesmas diariamente, especialmente nos momentos de adversidade. Confira!
Leia mais: Seis sinais de que você está sendo uma pessoa exaustiva segundo a psicologia
1. “Eu posso superar isso”
Diante da adversidade, a pessoa resiliente repete “eu posso superar isso” como um mantra. Não significa que ela não se abalará pelo caminho ou que não sentirá dor, mas sim que, mesmo que doa, ela acredita que conseguirá superar, como em uma das melhores dicas para superar o fim de um relacionamento: vai doer, mas você pode superar.
2. "Não vou me permitir ser uma vítima"
A chave para essa frase está em mudar a perspectiva. Em vez de se ver como vítima do que está acontecendo, acreditando que "não há nada que eu possa fazer para mudar isso", a pessoa resiliente adota uma visão mais ampla e pergunta a si mesma o que pode aprender com esse obstáculo. Mesmo que seja vítima de uma situação específica, a Dra. Cortney Warren afirma que pessoas resilientes não deixam que isso as defina ou arruíne seu futuro.
3. "O que posso aprender com isso?"
Em vez de pensar “por que isso está acontecendo comigo?”, o foco muda para “o que posso aprender com isso?”. O fracasso, por exemplo, é uma excelente forma de aprendizado, transformadora e enriquecedora. Basta buscar o que a situação adversa pode ensinar e, assim, extrair o máximo de algo sombrio.
4. “Isso também passará”
Pessoas resilientes acreditam que qualquer contratempo ou desafio, por mais difícil que seja, não durará para sempre. Isso não significa que a dor simplesmente desaparecerá, mas que é possível trabalhar para que ela se torne menos prejudicial ao longo do tempo.
5. “Preciso de tempo”
Pessoas resilientes também passam por tristeza e dor. A diferença é que elas sabem que possuem ferramentas para lidar com todos os tipos de emoções, superá-las e seguir adiante. Todos têm o direito de se sentir tristes, mas pessoas resilientes aproveitam esse tempo para evitar que as coisas ruins as incapacitem.
6. “A vida é difícil”
A resiliência está ligada à aceitação de que a vida nem sempre é justa e que todos enfrentam dificuldades emocionais em algum momento. Essa frase nos ajuda a aceitar essa verdade e a não levar os desafios para o lado pessoal. Nem sempre ficaremos satisfeitos com o resultado das coisas, mas aceitar que as dificuldades fazem parte da jornada ajuda a torná-las menos pesadas, segundo o especialista.
7. “Ainda tenho coisas pelas quais sou grato”
Pessoas resilientes encontram maneiras de se concentrar no lado positivo, mesmo em tempos de dificuldade. Isso não significa que elas não tenham problemas, mas sim que, ao invés de focarem apenas no negativo, elas dedicam tempo para valorizar as coisas boas e serem gratas por elas.
8. "É o que é"
O segredo da resiliência não é negar a realidade ou buscar justificativas que nos façam sentir melhor sobre o que aconteceu. Em vez disso, é enxergar a realidade como ela é, mesmo que não seja o que desejamos, para que possamos seguir em frente.
9. “Estou deixando isso de lado”
Fechar um ciclo é difícil, mas permanecer em algo que não nos faz bem é ainda mais desgastante. Por exemplo, em um relacionamento que não nos traz felicidade. Focar em ressentimentos, vingança ou dor nos prende ao passado e nos impede de avançar. O especialista afirma que “o desenvolvimento da resiliência exige que cheguemos a um ponto em que possamos ver as dificuldades da vida como elas realmente são e optemos ativamente por deixá-las ir”. Ao escolhermos deixar o passado para trás, nos livramos do peso em qualquer área da vida.
Leia também: "Não sou a melhor amiga de ninguém": dicas de uma psicóloga para ficar bem com isso