Psicóloga clínica Fundadora e CEO da Clínica Via Vitae Especiali...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A forma que nos comunicamos com as crianças possui grande influência no desenvolvimento das suas habilidades sociais. Por isso, falas negativas e egoístas podem gerar um comportamento menos empático por parte dos pequenos.
“Desenvolver empatia é um processo contínuo que começa cedo e é construído com paciência e consistência. Quando evitamos frases e atitudes que reforcem indiferença ou intolerância e, ao invés disso, proporcionamos às crianças oportunidades de compreender as emoções do outro, estamos ajudando-as a crescerem com uma capacidade maior de se conectar com o mundo ao redor”, explica a psicóloga Alessandra Araújo.
O MinhaVida, em colaboração com a especialista, listou 5 frases que você deve evitar no dia a dia se quer que seu filho cresça com mais empatia pelo próximo. Confira!
5 frases para evitar
Segundo a psicóloga, devem ser evitadas frases que reforçam comportamentos individualistas, que invalidam o sentimento do próximo, que transmitam desconsideração e estimulem uma postura vingativa.
“[As frases] prejudicam a capacidade de desenvolver a empatia, porque sugerem que o mundo é um lugar onde se deve agir apenas em benefício próprio e que sentimentos de vingança ou indiferença são aceitáveis”, esclarece.
Alguns exemplos são:
- “Não se preocupe com o que os outros estão sentindo”
- “Pare de chorar, isso não é nada”
- “Isso é problema dele, não seu”
- “Ele mereceu”
- “Ele fez isso com você? Dê o troco!”
Saiba mais: Para aumentar a autoestima das crianças, os pais devem dizer estas 7 frases no dia a dia
Reformule a forma de se comunicar
Além de evitar expressões negativas, é importante que os pais incentivem e demonstrem um comportamento empático dos filhos por meio da comunicação. “As crianças aprendem sobre empatia observando e vivenciando, sendo importante que pais e responsáveis tenham o cuidado de construir relacionamentos baseados na escuta ativa, no respeito e na compreensão”, indica Alessandra.
Algumas das frases que podem ser utilizadas para estimular a empatia nas crianças são:
- “Eu entendo que você está triste. Quer me contar o que aconteceu?”
- “Como você acha que ele se sentiu?”
- “Será que tem alguma forma de você ajudar ou mostrar que se importa com ele?”
- “Mesmo que ele tenha feito algo errado, como será que ele está se sentindo agora?”
- “Quando alguém nos magoa, podemos mostrar como nos sentimos sem precisar machucar de volta. Como você acha que é a melhor forma de resolver isso?”
Saiba mais: As seis frases que você deve evitar se quiser que seus filhos sejam resilientes e tenham boa autoestima