Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Se você tem o desejo de cultivar árvores frutíferas em casa, mas tem receio de elas não evoluírem devido à falta de sol no ambiente, pode se despreocupar. Existem quatro opções conhecidas que crescem e produzem frutas sem a necessidade de luz solar. São as árvores frutíferas de sombra.
Leia também: 4 árvores frutíferas que você não deve ter no pomar ou jardim de sua casa; nós explicamos por quê
As 4 melhores árvores frutíferas para cultivar dentro de casa
1 - Amoreira
As amoreiras são ótimas para serem cultivadas dentro de casa ou apartamento. Elas se adaptam bem ao clima, mas preferem ambientes frios e úmidos. A rega deve ser feita diariamente, mas com moderação. Essa árvore tende a dar frutos após o segundo ano de plantio, e pode produzir por mais de 20 anos.
2 - Framboeseira
Assim como as amoreiras, as framboeseiras são mais fáceis de se adaptar ao clima e a ambientes com pouca luz solar. Geralmente, elas começam a produzir os primeiros frutos em 2 ou 3 anos após o plantio. Sua rega também deve ser feita de forma regular, mantendo o solo sempre úmido, mas não encharcado. Em tempos mais secos e quentes, as regas podem ser intensificadas.
Leia também: 7 árvores frutíferas que pegam facilmente no jardim ou quintal de casa
3 - Morangueiro
O morangueiro é uma das árvores mais simples de cultivar dentro de casa. Para isso, o primeiro passo é escolher o vaso adequado, com, no mínimo, 30 cm de profundidade. A rega dele deve ser feita dia sim, dia não. Em caso de dias mais quentes, ela deve ser feita diariamente, mas de forma moderada. Os primeiros morangos podem começar a aparecer aos 60 após o plantio.
4 - Groselheira
As groselheiras também se adaptam a vasos e não necessitam de luz solar para se desenvolverem. Essa árvore, especificamente, prefere um local com mais sobra. A rega deve ser feita regularmente, de preferência diariamente, e as primeiras frutas costumam aparecer em 2 anos após o plantio.
Leia também: Para que serve adicionar cal às árvores frutíferas: quando e como fazer corretamente