Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Comer banana-da-terra regularmente – além de ser delicioso – oferece muitos benefícios que não imaginávamos. Por isso, para que você possa saborear sua banana-da-terra frita sem arrependimentos, vamos contar quais são as vantagens de seu consumo.
Por que são chamadas de bananas-da-terra?
Para falar a verdade não se sabe ao certo, mas o nome “banana-da-terra” – ou “banana macho” na Espanha – refere-se a variedades de banas que geralmente são consumidas assadas, já que possuem um teor de açúcar mais baixo do que a banana tradicional das Ilhas Canárias.
Infelizmente, mesmo nos países de língua espanhola, não há uma origem que os conecte com as origens de seu nome, por exemplo, eles também são conhecidos como banana-da-terra para cozinhar e, nos países de língua inglesa, como plantain.
Benefícios da banana-da-terra
Uma xícara de banana assada (139 gramas), segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), pode oferecer os seguintes benefícios, cuja nutrição varia dependendo do estilo de cozimento.
- Calorias: 215
- Gordura: 0,22 g
- Proteína: 2 g
- Carboidratos: 58 g
- Fibra: 3 g
- Potássio: 663 mg
- Vitamina C: 23 mg
- Vitamina A: 0,063 mg
- Vitamina B-6: 0,29 mg
- Magnésio: 57 mg
- Boa fonte de fibras, parte essencial da dieta e ajudam a regular os movimentos intestinais.
- Ricas em antioxidantes, como polifenóis e flavonoides, que atuam como antioxidantes e ajudam a combater os radicais livres, que causam estresse oxidativo e danos ao organismo.
- Ajudam a fortalecer o sistema imunológico: como são uma fonte de vitamina C, incluí-las em uma dieta variada pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico. As bananas-da-terra também contêm vitamina A. De acordo com um estudo de 2018, a vitamina A tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda a regular a função imunológica.
- Contêm potássio, que pode reduzir a pressão arterial, pois é essencial para o funcionamento adequado do coração, dos nervos e dos músculos. Ajuda a metabolizar carboidratos e a sintetizar proteínas.
- Contêm vitamina B6, boa para a saúde do coração e da mente. É essencial para o metabolismo dos macronutrientes, a saúde das células sanguíneas e o metabolismo dos carboidratos.
De acordo com o US Office of Dietary Supplements, a vitamina B6 pode trazer os seguintes benefícios à saúde:
- Reduzir o risco cardiovascular ao diminuir a homocisteína
- Ajudar a saúde do cérebro e reduzir o declínio cognitivo
- Reduzir os sintomas da TPM
- Ajudar a reduzir os sintomas do enjoo matinal na gravidez
Lembre-se de que essas informações não substituem a opinião de um profissional de saúde. Antes de incluir ou excluir qualquer alimento de sua dieta, consulte um especialista para obter uma recomendação que atenda às suas necessidades específicas.
Saiba mais: 8 alimentos que possuem mais potássio que a banana