Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Muitos acreditam que a produtividade se refere à realização de muitas tarefas ao mesmo tempo, sem uma ordem clara. Muitas pessoas que trabalham remotamente acabam sofrendo com isso, pois não possuem um cronograma fixo e realizam diferentes tarefas sem nem mesmo perceber. Mas pular entre diferentes tarefas acreditando ser uma ótima solução não é a melhor ideia.
Caso tenha se identificado com esse cenário e queira descobrir uma técnica que seja aprovada por especialistas, encontramos uma ideal. O método, aprovado por especialistas de Harvard para melhorar o gerenciamento do tempo que investimos em nosso trabalho, é chamado de timeboxing.
Uma técnica de produtividade que o tornará mais eficiente
Na técnica, devem ser estabelecidos diferentes blocos de tempo para a realização de diferentes tarefas no trabalho ou nos estudos. Obviamente, antes disso, é necessário planejar, de forma realista, as atividades que serão realizadas e o tempo que será dedicado a cada uma delas. O objetivo é cumprir os prazos estabelecidos para as tarefas sem investir um tempo extra. É importante que as tarefas sejam cumpridas dentro do prazo estabelecido nos blocos.
Ao limitar um período específico para cada tarefa, o tempo gasto tende a ser reduzido. Além disso, ao gerenciar as atividades, o foco será direcionado para apenas uma delas, já que o cérebro não é naturalmente preparado para se concentrar em várias tarefas simultaneamente mantendo um ritmo ideal.
Como aplicar a técnica de timeboxing no dia a dia
Para seguir a técnica, é necessário escrever ou fazer uma lista de todas as tarefas do dia. Apesar de levar algum tempo, o hábito vale a pena para que o dia seja mais otimizado.
Após listar todas as tarefas, é hora de identificar qual é a prioridade máxima e qual não é. Dessa forma, será possível ter conhecimento do que deve ser feito ao longo da jornada de trabalho e localizar a tarefa mais importante nos momentos do dia em que a motivação está mais alta.
Com as tarefas anotadas e cada prioridade atribuída, é hora de calcular o tempo que será investido para cada uma delas, a fim de criar os blocos de tempo e o que será feito exclusivamente em cada um deles. Assim, basta adotar o timeboxing em seu dia a dia e começar a planejar diariamente as tarefas e os blocos de tempo para cada uma delas.
Saiba mais: Não fazer nada é uma técnica incrível para melhorar sua produtividade, segundo a neurociência