Regina Stikan Carrijo é nutricionista pós-graduada pelo Centro Universitário São Camilo e coordenadora de nutrição na AC...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iA perda de gordura abdominal é um objetivo comum para muitas pessoas, mas a jornada pode ser mais difícil se não tomarmos cuidado com os alimentos e, principalmente, com as bebidas que consumimos.
Certas bebidas podem estar contribuindo para o acúmulo de gordura na região da barriga e, muitas vezes, não percebemos isso. Se você quer eliminar a gordura abdominal, é hora de repensar algumas escolhas no seu cardápio.
A seguir, o MinhaVida listou as principais bebidas que devem ser evitadas por quem busca perda de barriga. Vem com a gente!
1. Refrigerantes
Os refrigerantes são, sem dúvida, um dos maiores vilões quando o objetivo é perder gordura abdominal. Eles são ricos em açúcares e aditivos químicos, que podem contribuir para o aumento da gordura visceral (localizada ao redor dos órgãos). Além disso, os refrigerantes possuem grande quantidade de sódio, o que favorece a retenção de líquidos no corpo.
"Por ser uma bebida com alta concentração de açúcar e sal, o refrigerante influencia no aumento na retenção de líquidos. Então, deixar de consumir a bebida contribui, eficientemente, para a perda de peso", afirma a nutricionista Regina Carrijo em artigo no MinhaVida.
2. Bebidas açucaradas de caixinha
Achocolatados, sucos industrializados e outras bebidas açucaradas de caixinha são frequentemente consumidos por conveniência, mas são prejudiciais para quem deseja perder a gordura abdominal. Além de cheios de açúcares, contêm conservantes e outros aditivos químicos que tornam a bebida ainda mais calórica e menos nutritiva.
Essas bebidas frequentemente contêm "açúcares escondidos", como os xaropes de glicose e frutose, que são processados rapidamente pelo corpo e contribuem para o acúmulo de gordura. A ingestão desses líquidos também faz com que o índice glicêmico se eleve, o que estimula a produção de insulina e favorece o armazenamento de gordura abdominal.
Leia mais: 5 alimentos ultraprocessados que parecem saudáveis, mas não são
3. Bebidas alcoólicas
O álcool é outro grande responsável pelo acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal. Embora muitas pessoas não percebam, o consumo regular de bebidas alcoólicas pode ser um grande obstáculo para quem busca perder barriga (e não, não é apenas a cerveja que faz isso).
"Toda bebida alcoólica vem do processo de destilação ou fermentação a partir do açúcar. Durante esse processo de transformação da molécula de açúcar (4 kcal) em álcool (7 kcal) há um ganho de três calorias. O que significa que o álcool não só é mais calórico que o açúcar, como tem quase o dobro de calorias", explica o endocrinologista Filippo Pedrinola em artigo no MinhaVida.
Além disso, quando ingerimos álcool, nosso corpo prioriza a eliminação dessa substância, retardando o metabolismo de outros alimentos que ingerimos. "Quando há a ingestão da bebida alcoólica, além de consumir o dobro das calorias do açúcar, nosso metabolismo vai priorizar a eliminação do álcool do organismo. Isso significa que ele acaba deixando de lado o processo normal de queima calórica do corpo, proveniente dos alimentos que ingerimos, como se atrasasse o metabolismo", afirma o especialista.
Ou seja, enquanto o metabolismo luta para eliminar o álcool do organismo, a gordura dos alimentos vai ficando acumulada no corpo, inibindo sua oxidação e gerando assim o ganho de peso.
4. Café e chás com açúcar
Embora o café e o chá puros sejam uma excelente opção para quem busca acelerar o metabolismo, quando há açúcar adicionar, elas se tornam inimigas de quem deseja perder a gordura abdominal. O açúcar adicionado contribui para o aumento do índice glicêmico, favorecendo o acúmulo de gordura e estimulando a produção de insulina.
Além disso, muitas bebidas à base de café, como lattes, frappuccinos e outros tipos de bebidas que incluem xaropes ou creme, são extremamente calóricas e ricas em açúcares refinados. Esse consumo frequente pode levar ao acúmulo de gordura não só na região abdominal, mas também em outras partes do corpo.
5. Bebidas energéticas
Embora as bebidas energéticas sejam populares para dar um "up" na energia, elas não são recomendadas para quem quer perder a barriga. Assim como os refrigerantes, essas bebidas contêm grandes quantidades de açúcar, o que pode resultar em um aumento na retenção de líquidos e na elevação do índice glicêmico.
O consumo excessivo de bebidas energéticas também pode causar picos de insulina e interferir nos processos naturais do metabolismo, o que contribui para o acúmulo de gordura abdominal.
Leia mais: Você pensa que energético é água? Mitos e verdades da bebida
Atenção às “calorias invisíveis”
Muitas dessas bebidas citadas podem ser consideradas inofensivas por muita gente, parecendo até saudáveis à primeira vista. Porém, todas elas têm um problema em comum: o açúcar, um dos grandes vilões da perda de peso.
Por isso, a escolha das bebidas que consumimos é um fator crucial no processo de emagrecimento, assim como uma reeducação alimentar como um todo e a prática regular de exercícios físicos.
Evitar refrigerantes, bebidas açucaradas de caixinha, álcool e outras bebidas ricas em calorias vazias pode ser uma mudança significativa para quem deseja alcançar um corpo mais saudável e com menos gordura abdominal.