Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Qual fertilizante é melhor para o limoeiro? Essa opção com ingrediente de cozinha é ótima para dar vida à sua árvore frutífera. Definitivamente, colocar esse fertilizante no limoeiro melhora consideravelmente suas folhas e seus frutos.
Hoje em dia, quem tem limoeiro em casa tem uma mina de ouro. Nada como precisar de um bom limão suculento e ir até a sua árvore escolher qual é o melhor. Se você fizer esse fertilizante, seu limoeiro vai te dar tantos frutos, que você vai poder vender até por quilo.
Leia também: Essas árvores frutíferas pequenas são perfeitas para ter dentro do apartamento
Fertilizante caseiro para limoeiro
Para preparar o fertilizante caseiro perfeito para o seu limoeiro, basta misturar cascas de ovo trituradas, café moído e cascas de banana. Este fertilizante sozinho, sem composto, fornecerá nitrogênio, cálcio e potássio ao limoeiro.
As árvores cítricas necessitam de fertilizantes ricos em nitrogênio, fósforo e potássio (NPK), principalmente com alta proporção de nitrogênio, embora elementos como magnésio, ferro e zinco também sejam essenciais. É importante misturar levemente com a terra e regar bem para não queimar as raízes.
Cuidados que você deve ter com o seu limoeiro
- Rega adequada: os limoeiros precisam de rega frequente quando estão produzindo frutos. Regue bastante somente quando o solo estiver completamente seco, evite o alagamento, pois isso fará com que ele morra facilmente
- Fertilizar é fundamental: use um fertilizante específico para frutas cítricas, siga as recomendações da embalagem e evite fertilizar demais porque pode ser nocivo e dar menos frutos.
- Tenha muito cuidado com as pragas: pulgões e ácaros são as pragas mais comuns que podem prejudicar gravemente o seu limoeiro. Para erradicá-los você pode usar remédios como sabonete de potássio ou pesticidas específicos para frutas cítricas
- Não fertilize demais: os sinais de fertilização excessiva incluem folhas amarelando, murchando ou caindo.
A fertilização é recomendada principalmente durante a estação de crescimento ativo, que inclui a primavera e o verão. Essas são as épocas em que o limoeiro atinge o seu potencial máximo de desenvolvimento.
Leia também: Diferenças entre quatro tipos de limão do Brasil