Psicóloga Clínica do Grupo Mantevida com mais de três anos de experiência em atendimento a pacientes de diversas faixas...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Você já notou que existem pessoas que, quando acompanhadas, não aguentam ficar alguns minutos assistindo algo, pois ficam muito sonolentas rapidamente? Isso pode um sinal de amor.
Ao MinhaVida, as psicólogas Débora Moura, do Grupo Mantevida, e Alessandra Araújo Vieira, da clínica Via Vitae, explicam o porquê deste fenômeno tão comum acontecer. Confira a seguir!
Leia também: Ciúme entre amigos: saiba como lidar com o sentimento
Por que algumas pessoas sentem sonos quando estão próximas de quem amam?
Débora Moura conta que a sonolência que aparece quando se está com alguém que amamos ocorre porque esse contato próximo ativa o sistema nervoso parassimpático, que promove relaxamento e reduz o estresse — o que induz o sono.
“A liberação de oxitocina, o "hormônio do amor", facilita o sono ao gerar sentimentos de segurança e tranquilidade. Isso cria uma sensação de acolhimento e conforto, tornando o corpo mais propenso a descansar e adormecer rapidamente”.
Alessandra, por sua vez, destaca que a dopamina está entre os hormônios liberados quando se está próximo da pessoa amada.
“A dopamina é ligada à sensação de prazer e recompensa, tornando o ambiente mais agradável e favorável ao descanso. Esse cenário facilita o adormecimento, pois o corpo sente que está em um ambiente seguro, onde pode "baixar a guarda" e relaxar o suficiente para dormir”, complementa a psicóloga.
Leia também: Se você responder “sim” a essas 15 perguntas, é provável que você sofra de dependência emocional
Os benefícios da proximidade com a pessoa que gosta
Conforme as especialistas, a proximidade com alguém que gostamos tem um impacto muito positivo para o bem-estar emocional e físico. Elas explicam que isso se deve aos efeitos bioquímicos e psicológicos que as interações sociais desencadeiam.
“Essas substâncias químicas cerebrais não apenas melhoram o humor imediato, mas também têm efeitos duradouros sobre a saúde mental, ajudando a prevenir ou reduzir sintomas de ansiedade e depressão”, diz Alessandra.
Dentre os principais benefícios do contato próximo com uma pessoa querida, estão:
- A redução dos níveis de ansiedade e da depressão
- Melhora o otimismo
- Diminuição do estresse
- Aumento da autoestima e confiança
“Estar perto de quem amamos melhora a saúde física e emocional, e fortalece o vínculo emocional. Isso promove um senso de pertencimento e diminui a solidão, além de oferecer apoio emocional e psicológico, o que aumenta a resiliência e a felicidade”, finaliza Débora.
Leia também: Término de relacionamento: Conheça 7 tipos e como lidar com eles