Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Mark Twain disse que “os dois dias mais importantes de sua vida são o dia em que você nasce e o dia em que você descobre o porquê”. Encontrar um propósito é uma daquelas coisas que sempre lemos nos livros de autoajuda como a chave para a felicidade. Você precisa encontrar seu propósito para não se arrepender depois de não ter uma vida significativa. Legal. Se ao menos fosse assim tão fácil.
De acordo com Mary Morrissey, fundadora do centro de treinamento Brave Thinking Institute e autora de “Brave Thinking: The Art and Science of Creating a Life You Love” (Pensamento corajoso: a arte e a ciência de criar uma vida que você ama), afirma em seu livro que encontrar um propósito não precisa ser difícil porque todos nós queremos encontrar um sentido em nossas vidas. “Se desvendarmos os componentes que nos levam ao conhecimento, poderemos viver nosso propósito”, diz ela.
Para encontrar mais significado em seu trabalho e em sua vida, de acordo com Morrissey, este simples exercício de cinco minutos é uma ótima maneira de descobrir qual é o seu propósito: examine os quatro círculos de sua vida.
Os quatro círculos da vida
Na filosofia ikigai, a interseção dos quatro círculos da vida é o ponto em que se encontra seu propósito e, portanto, sua felicidade. É nesse ponto que sua vida tem um significado profundo. O exercício que o especialista propõe consiste em refletir sobre esses quatro círculos.
O primeiro é a sua profissão, o trabalho que lhe rende dinheiro e o ajuda a sobreviver todos os dias. A má notícia é que, para dar certo, o trabalho que você faz deve envolver crescimento e desenvolvimento. Ele deve permitir que você atinja objetivos e aprenda coisas novas. Como a especialista explica em seu livro, se você sentir que cresce durante o dia, terá aquela sensação de “bem feito” dentro de você.
O segundo círculo é o da paixão, o que você ama fazer, com o que se importa e o que impacta sua vida. Na verdade, de acordo com Morrissey, em vez de buscar um propósito, o propósito é revelado a você com paixão. Quando gostamos de alguma coisa, aprendemos melhor porque nos apegamos emocionalmente. Segundo Francisco Mora, PhD em Medicina e Neurociência e professor de Fisiologia, “o cérebro só aprende se houver emoção”.
Ele aborda o terceiro círculo: a vocação. No ikigai, a vocação é o que você sabe fazer bem, o que lhe permite usar seus talentos e dons. De acordo com Morrissey, são as coisas fáceis para você e fazem o trabalho parecer fácil. O quarto e último círculo é a missão. É o que você contribui para o mundo e que os outros precisam. Sua missão é sentir que o trabalho que você realiza tem impacto e importância reais.
A interseção dos quatro círculos é onde está seu propósito, o famoso ikigai. Para encontrá-lo, pegue uma folha de papel em branco, desligue o telefone e sente-se em silêncio, em um lugar onde se sinta confortável.
E aqui está a parte complicada: pergunte-se “o que estou fazendo quando me sinto mais vivo?”. Anote todas as ideias que surgirem em sua cabeça e reflita sobre isso por pelo menos cinco minutos. Quando tiver uma lista, procure temas nos quais você possa agrupar essas experiências. Isso não precisa coincidir com o que você está fazendo para ganhar dinheiro no momento. Agora só interessa onde a maioria das atividades ocorre, como explica o especialista.
É hora de pensar em qual trabalho (ou trabalhos) você aproveitaria seus interesses naturais e também serviria para ajudar os outros. Não precisa ser trabalhar em uma ONG. Um professor ajuda seus alunos a aprender, um florista deixa os clientes felizes em momentos especiais de suas vidas. Pense onde seus quatro círculos se encontram. Ali está seu propósito.
A parte difícil não é encontrar seu propósito, mas ousar dar o passo e persegui-lo. Se o seu propósito não combina com o seu emprego atual, e você acha que não consegue realizá-lo, talvez seja hora de mudar, se a sua situação permitir que você arrisque. Esse é o melhor impulsionador para seu desenvolvimento pessoal e, sim, também para sua felicidade. A mudança e a jornada não serão fáceis, mas quando você conhece seu propósito e o vive, você acorda com entusiasmo, sabendo que o que você faz está alinhado com quem você é e com quem deseja ser.
Saiba mais: As 5 frases que pessoas que querem ter sucesso no trabalho devem falar para si toda manhã