Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Para trabalhar os músculos da zona central do corpo podemos utilizar diferentes movimentos e estratégias que nos permitem isolar o core. Uma opção mais do que interessante é esse truque simples que torna mais eficaz um dos melhores exercícios abdominais.
Truque simples para realizar extensões abdominais com roda
A chamada roda abdominal, ou roda motorizada, é um implemento muito usado para exercitar a instabilidade e, ao mesmo tempo, realizar as conhecidas extensões abdominais, um dos melhores exercícios para ativar o core.
Esse movimento anti extensão exige uma contração intensa dos músculos do núcleo para evitar a extensão total da coluna ou, em outras palavras, para evitar que nosso corpo caia e toque o chão quando levamos a roda abdominal para frente.
Porém, além dos músculos abdominais, os quadríceps e os flexores do quadril se contraem para realizar esse movimento, o que pode ser útil para isolar os músculos da região média do corpo, contraindo os isquiotibiais ou os músculos femorais.
Assim, um truque simples que podemos colocar em prática é colocar e segurar uma bola entre os glúteos e os calcanhares, logo acima dos isquiotibiais, ajudando a contrair os músculos das pernas que são antagônicos ao quadríceps e, desta forma, evitamos a contração desse músculo das coxas e concentramos o esforço no abdômen.
Em outras palavras, para concentrar o esforço, isolando os músculos do núcleo o máximo possível, podemos aplicar o truque simples de contrair os isquiotibiais para relaxar os quadríceps; sendo melhor segurar algo com a parte de trás das pernas.
Dessa forma, podemos intensificar o trabalho na parte central do corpo realizando as clássicas extensões abdominais com uma roda ou roda de força para trabalhar efetivamente o core.
Saiba mais: Quantos abdominais devo fazer por dia? Personal trainer responde!