Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Você acha que precisa ser a pessoa mais talentosa da sua área para ter sucesso? A verdade é que não. Ter ótimas habilidades, ser mais inteligente, estar mais preparado ou ter talento no trabalho raramente é sinônimo de sucesso.
Porém, mesmo na falta de tudo isso, existem pessoas que têm sucesso na vida e no trabalho. O segredo é que eles abandonaram alguns comportamentos do passado que os impediam de seguir em frente. Por isso, reunimos os três hábitos impedem que você atinja todo o seu potencial, e as pessoas de sucesso sabem disso.
1. Procrastinar
A procrastinação é um assassino silencioso de metas. Por exemplo, você quer ter uma vida saudável e em forma, esse é seu objetivo. Você decide ir à academia, mas seu cérebro leva cinco segundos para encontrar várias desculpas para não ir. Quando falamos de procrastinação, estamos falando de adiar algo de forma irracional, apesar de saber que provavelmente haverá consequências negativas, como explica o professor Piers Steel, autor de “The Procrastination Equation” (A equação da procrastinação).
Bem, é muito improvável que alguém sem nenhum talento aparente, mas que seja bem-sucedido, seja um procrastinador. Pessoas de sucesso sabem que quando procrastinamos apenas aumentamos o estresse e reduzimos a produtividade.
2. Subestimar o valor do aprendizado
Randall Bell estuda o sucesso há mais de 25 anos e descobriu que “aqueles que leem sete ou mais livros por ano têm 122% mais probabilidade de serem milionários do que aqueles que nunca leram ou leram apenas um a três livros”. Se você está se perguntando por que, a resposta é simples: o sucesso sempre vem acompanhado de aprendizado, mas sem o segundo você nunca chegará ao primeiro.
O aprendizado não termina quando você sai da universidade, do centro acadêmico ou do ensino médio, pois se quisermos alcançar o crescimento pessoal e o sucesso profissional, sempre teremos que usar o aprendizado constante como arma. Pessoas inteligentes são naturalmente curiosas. O Fórum Econômico Mundial, em seu relatório Future of Jobs 2023, classificou “curiosidade e aprendizagem contínua” como a quinta habilidade mais importante para os trabalhadores.
Uma forma de aumentar nossa inteligência é trabalhar a criatividade, a flexibilidade mental e a solução de problemas. Se você acha que não tem habilidades especiais que o façam se destacar, sempre pode aprender novas habilidades, pois já foi comprovado que o cérebro ainda tem a capacidade de aprender mesmo com a idade.
Além disso, hoje em dia temos uma infinidade de recursos para aprender sobre qualquer assunto que nos interesse, desde podcasts, vídeos, livros, workshops, cursos on-line, palestras... As barreiras para o aprendizado nunca foram tão baixas como agora, portanto, procure assuntos que realmente lhe interessem e deixe que sua curiosidade o guie para continuar aprendendo.
3. Não ter metas definidas
Tony Robbins disse que “definir metas é o primeiro passo para tornar visível o invisível”. Mas nós vamos além. Queremos crescer, mas não sabemos em quê. Queremos ter sucesso e mudar nossa vida, mas para onde? É como querer fazer uma viagem, mas não saber o destino.
Sem objetivos claros e específicos, é fácil se perder e realizar tarefas sem um senso de progresso. As pessoas bem-sucedidas, independentemente de terem ou não talentos especiais, sempre têm clareza sobre suas metas, que são razoáveis, mensuráveis, concretas e alcançáveis.
Quando estabelecemos metas, obtemos clareza e vemos o caminho a seguir, mas as metas também nos ajudam a medir o progresso que estamos fazendo ao longo do caminho. Seja uma meta diária, semanal ou anual, cada uma delas se torna um passo em direção à vida que você deseja construir.