Nutricionista da clínica Sculpté - Medicina Integrativa e Cirurgia Plástica. É graduado em nutrição pela Universidade Fe...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iSe o seu objetivo é ganhar massa muscular, pode ser que a sua melhor ajuda esteja no café da manhã. Além de consumir ovos, aveia e shakes proteicos, existe um ingrediente simples e cheio de benefícios para você que quer bater essa meta: a pasta de amendoim.
Nutritiva, prática e deliciosa, a pasta de amendoim pode se tornar uma aliada na dieta de quem busca o aumento de hipertrofia. Rica em proteínas, gorduras boas e uma fonte de energia consistente, ela é o toque especial que sua fruta ou vitamina estava pedindo. Saiba como incluí-la na sua rotina:
Leia mais: Nem hibisco, nem chá verde: se você quer perder barriga, essa bebida é a melhor opção
Por que a pasta de amendoim é uma boa opção para o ganho de massa muscular?
De acordo com Carlos Basualdo, nutricionista da clínica Sculpté, a pasta de amendoim é um verdadeiro combo de nutrientes: “Ela é rica em proteínas, fundamentais para a recuperação e construção muscular, além de conter fibras, minerais, vitaminas, antioxidantes e fitoquímicos que contribuem para a saúde geral do organismo”, explica o especialista.
Um dos grandes destaques da pasta de amendoim é o potássio, um mineral indispensável para quem treina. “O potássio auxilia na prevenção de câimbras e fadiga, problemas que podem comprometer o desempenho nos exercícios. Além disso, ele é fundamental para o processo de construção muscular”, afirma Basualdo.
A versatilidade também é um ponto forte da pasta: você pode incluí-la no café da manhã como acompanhamento para frutas, tapioca ou até no pré-treino. Além de saborosa, ela fornece energia, contribuindo para um melhor desempenho nos treinos.
Qual é a quantidade ideal de pasta de amendoim para se comer no café da manhã?
Embora seja rica em gorduras boas, exagerar na quantidade de pasta de amendoim pode pesar na balança. Carlos explica que a quantidade ideal é de até duas colheres de sopa por dia. “Ela é um alimento calórico, então consumir mais do que o indicado pode gerar um excesso de calorias na dieta”, alerta o especialista.
Outro ponto importante é a escolha do produto. Nem todas as pastas de amendoim são iguais, e algumas versões mais saborizadas podem conter açúcar, óleos e aditivos químicos que não contribuem para a saúde. O nutricionista recomenda priorizar as opções integrais e naturais: “Escolher uma pasta sem adição de substâncias artificiais garante que você aproveite todos os benefícios desse alimento sem prejudicar o organismo.”
E lembre-se: cada organismo tem necessidades específicas. “Consultar um nutricionista é essencial para saber exatamente a quantidade que se encaixa na sua rotina e nos seus objetivos”, reforça Carlos.
A melhor forma de incluir pasta de amendoim na sua dieta
Combinar a pasta de amendoim com outros alimentos é a melhor maneira de potencializar os resultados, especialmente para quem busca o ganho de massa muscular.
Uma dica prática do nutricionista é preparar um shake de frutas com pasta de amendoim e whey protein. “Essa combinação é perfeita para o pós-treino, pois une a energia das frutas, as gorduras boas da pasta de amendoim e a alta concentração de proteínas do whey”, explica. As proteínas são essenciais para a recuperação e construção muscular, enquanto a pasta de amendoim adiciona sabor e uma dose extra de energia.
O melhor é que o shake pode ser adaptado ao seu gosto e às suas metas. Quer algo mais refrescante? Aposte em frutas como banana congelada e morango. Prefere algo mais consistente? Acrescente aveia ou chia. “É uma opção versátil que pode ser ajustada para diferentes objetivos, seja aumentar a saciedade, melhorar o desempenho ou otimizar a recuperação muscular”, destaca Carlos.
Leia também: Creatina não é só pra quem malha, esses são os 7 benefícios dessa substância que muita gente não conhece