Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Começar a ter uma comunicação assertiva no trabalho pode trazer mudanças significativas na vida profissional. Nessa área, há algo em que todos deveriam começar a trabalhar, que é a maneira como reagimos quando outra pessoa em nosso ambiente de trabalho, seja nosso chefe ou um colega, nos desrespeita.
Fazer isso nem sempre é fácil, mas a boa notícia é que é possível aprender. Para isso, ouvimos os conselhos de Aurora Michavila, especialista em comunicação e autora do livro “Supercomunicadores: fale claramente, defenda suas ideias e seja sempre você mesmo”, que nos dá as chaves para reagir ao desrespeito no trabalho.
Temos que ser claros sobre o que vamos responder para que a outra pessoa possa ver que cometeu um erro, sempre com respeito, mas tentando deixar claro que esse comentário nos magoou ou que não estamos dispostos a tolerar esse tipo de comportamento.
Primeira etapa: analisar antes de responder
Pessoas confiantes escolhem suas respostas e não são impulsivas. É por isso que é essencial parar, respirar e analisar a situação antes de fazer qualquer coisa.
Antes de explodir e responder àquele comentário negativo que recebemos, Aurora Michavila orienta analisar o que está acontecendo para não colocar o pé na porta. Pensar se é ou não uma boa hora para ter aquela conversa no calor do momento, e até mesmo considerar as consequências da resposta, é importante para evitar arrependimentos no futuro. Isso não significa que não se deve estabelecer limites, mesmo que seja com seu chefe, mas que devemos estar cientes de que isso pode mudar as coisas para melhor ou pior.
É fundamental ter certeza da intenção por trás do que foi dito. Para isso, não custa nada fazer perguntas. Usar uma frase para reafirmar o que foi dito forçará o interlocutor a raciocinar sobre sua resposta e dará à outra pessoa a chance de perceber o erro. Por exemplo, imagine que um colega lhe diz que você não tem a menor ideia de como fazer o seu trabalho. Podemos perguntar algo como: “Parece que entendi que você está dizendo que não tenho ideia de como fazer o meu trabalho, foi isso que você disse?” ou até mesmo sondar e perguntar mais. “Não sei o que você quer dizer quando afirma que sou incompetente, poderia me explicar?”
Além disso, é importante verificar seu estado emocional para ter certeza de que realmente houve desrespeito e não de que você reagiu mal a uma crítica, por exemplo, antes de tomar a iniciativa e lidar com o desrespeito.
Como reagir ao desrespeito no trabalho?
Como explica psicóloga Iria Reguera, “é importante trabalharmos a escuta ativa, pois sem ela não é possível ser assertivo”. Quando estiver claro que a pessoa foi desrespeitosa, a especialista dá várias opções para responder assertivamente ao comentário.
É possível que a reação da outra pessoa não tenha nada a ver com você, mas com seu próprio comportamento. É possível fazê-la ver que seu comportamento é inadequado com um simples “você está bem?” no momento em que perceber o desrespeito dela. Essa é uma forma de fazer com que a pessoa perceba que sua reação está fora dos padrões.
Da mesma forma, é possível expressar que entendemos, por exemplo, dizendo “vejo que o que aconteceu o incomoda” e buscar uma explicação empática acrescentando “mas preciso que você me ajude a entendê-lo para resolver isso”.
Também é possível dizer isso de forma mais clara, mas certificando-se de que percebemos a má intenção da pessoa. Por exemplo, com a frase “Não acho que você tenha feito isso intencionalmente, mas você está usando uma linguagem ofensiva e o que você disse me magoou”.
É melhor buscar uma resposta assertiva que não encerre a conversa e permita que expressar o que sentimos e precisamos, mas em um espaço seguro e de forma clara e respeitosa, como “entendo que você tem uma opinião diferente, mas gostaria de falar sobre isso de forma respeitosa, para não confundir o que realmente estamos discutindo”.
Também é possível ser mais direto e estabelecer um limite mais claro, afirmando que não aceitará participar de uma conversa que comece com desrespeito. “Não estou disposto a participar de uma conversa com insultos. Se quisermos resolver o conflito, preciso que nós dois tenhamos um tom respeitoso.”
Qualquer uma das opções é mais do que válida, como explica a especialista, mas, é claro: sempre com respeito e com um tom calmo para evitar que o conflito saia do controle.