Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
As fritadeiras de ar são os aparelhos da moda e tudo indica que não será algo temporário. Embora tenham sido promovidas para fazer batatas fritas com menos calorias, a verdade é que esta nem é a sua função mais interessante.
Existem muitas receitas de fritadeiras de ar que ficam ótimas: praticamente tudo que pode ser feito em um forno convencional pode ser feito neste eletrodoméstico em menos tempo. E deixar esse aparelho impecável é muito mais fácil do que limpar um forno.
Geralmente, ao usar pouco óleo, o cesto da fritadeira não fica muito sujo, mas se cozinharmos alimentos ricos em gordura ou temperarmos muito, o fundo pode ficar com bastante sujeira. Naturalmente, essa sujeira será mais difícil de remover se esquecermos de lavar o cesto imediatamente, algo que pode acontecer com qualquer pessoa de vez em quando.
Leia também: O truque que os profissionais usam para limpar pias: nem vinagre, nem limão
Adeus sujeira incrustada e maus odores
Felizmente, a grande maioria dos cestos de fritadeira sem óleo podem ser colocados na máquina de lavar louça, por isso só temos que nos lembrar de lavá-los assim que terminarmos de cozinhar. Também é possível esfregar manualmente, o que, no total, levará menos de um minuto.
A fritadeira sem óleo, porém, pode acumular maus odores e sujeira não só no cesto, mas também nas entranhas do aparelho. Portanto, é aconselhável colocar de vez em quando uma tigela ou copo com uma mistura de água e limão, vinagre ou sabão no cesto e ligar o aparelho por alguns minutos.
O vapor vai amolecer toda a sujeira de dentro do aparelho, que podemos finalizar retirando o aparelho da tomada e enxugando-o com um pano. No processo, eliminará os maus odores, tal como acontece no micro-ondas ou no forno convencional. Esse método também serve para facilitar a limpeza do cesto quando ele possui muita sujeira incrustada.
Leia também: Esse é o truque do hotel para que o banheiro sempre cheire bem. Não há necessidade de usar ambientadores ou velas