Fundador da Neuro Performance EMS Training e Criador do método TOP10Rounds, Lincoln Cavalcante é Personal Trainer e está...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
No início do ano, a maioria das pessoas coloca uma meta específica em ação: a de começar a praticar exercícios físicos para conquistar o tão sonhado glow up no próximo verão. O problema é que começar a academia é fácil, difícil mesmo é se manter nela.
Para te ajudar com este objetivo, o MinhaVida conversou com Lincoln Cavalcante, personal trainer fundador da Neuro Performance EMS e criador do método TOP10Rounds, que separou 6 dicas infalíveis para manter o foco e não desistir rápido das atividades físicas.
Leia também: Fazer uma caminhada depois dos 50 é bom, mas os especialistas dizem que você também deve praticar este exercício
O que fazer antes de fazer a matrícula na academia?
Engana-se quem pensa que para começar a praticar exercícios físicos basta fazer a matrícula na academia. Segundo Lincoln, antes, é preciso considerar alguns cuidados importantes. Ele indica que você:
- Defina seus objetivos (emagrecimento, ganho de massa ou reabilitação) para verificar se a academia oferece as atividades e equipamentos necessários;
- Verifique se os profissionais são capacitados e registrados no Conselho Regional de Educação Física (CREF);
- Pergunte se a academia oferece avaliação física inicial para adequar o treino ao seu estado de saúde.
“É sempre bom ter uma avaliação médica antes da matrícula. Nos casos de condições cardíacas graves, é bom verificar se a academia disponibiliza desfibrilador automático e equipe treinada para a utilização”.
O que causa a desistência da academia?
Algumas pessoas desistem da academia com facilidade, e isso se acontece devido a uma série de fatores. O especialista destaca os principais:
- Objetivos mal definidos. Sem metas claras, como perder peso ou ganhar força, é fácil perder o foco;
- Resultados demorados, pois a ansiedade por mudanças rápidas pode gerar frustração, já que os resultados físicos levam tempo;
- Fazer sempre os mesmos exercícios, o que pode tornar a experiência entediante;
- Falta de Tempo, já que muitas pessoas têm dificuldade em conciliar trabalho, estudos, família e academia, especialmente se o treino não está bem integrado à rotina.
O que fazer para não desistir rápido da academia?
Manter o foco e a consistência na academia não é tarefa fácil, especialmente para aqueles que têm uma rotina mais corrida. Por isso, o personal trainer separou uma lista de dicas que podem ajudar neste objetivo. Conforme ele, para evitar a desistência é necessário:
- Estabelecer objetivos realistas e de longo prazo para manter a motivação;
- Acompanhar a evolução com fotos, medidas e relatórios;
- Adaptar os treinos à própria rotina, mesmo que sejam mais curtos;
- Variar os exercícios e atividades, como aulas em grupo ou ao ar livre;
- Procurar suporte profissional para personalizar os treinos e evitar lesões;
- Encontrar uma rede de apoio, como amigos que treinam ou grupos na academia;