Rejane Sbrissa é psicoterapeuta, especializada em terapia para tratamento de obesidade. Baseada em sua própria experiênc...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iVocê já reparou como algumas pessoas parecem ter uma energia inesgotável, sempre prontas para puxar assunto, fazer piadas e animar qualquer ambiente? Pois é, os extrovertidos têm um jeito especial de ser e certas manias que eles nem imaginam estar diretamente ligadas à sua personalidade.
Esses hábitos são mais do que simples costumes — são traços naturais de quem adora interagir e se conectar com todo mundo. Quer saber quais são as manias que entregam um extrovertido de longe? Veja só:
Leia mais: Para fazer novas amizades depois de adulto, você precisa seguir esses hábitos, segundo especialistas
1. Gostar de ser o centro das atenções
Pessoas extrovertidas têm uma tendência natural a chamar a atenção para si, seja contando uma história divertida ou puxando assunto em qualquer situação. “Elas adoram compartilhar experiências e se sentem energizadas com a interação social”, explica a psicóloga cognitivo-comportamental Rejane Sbrissa.
2. Ter uma necessidade constante de interação social
Para os extrovertidos, ficar sozinho por muito tempo pode ser um verdadeiro desafio. Eles preferem estar cercados de amigos, colegas e até mesmo desconhecidos, sempre em busca de novas conexões. “Estar em contato com o mundo exterior é essencial para que eles se sintam motivados e felizes”, diz a especialista.
3. Buscar constantemente novidades
Pessoas extrovertidas adoram experimentar coisas novas, seja um restaurante diferente, um novo esporte ou até mesmo um hobby inusitado. “Essa busca incessante por novidades ajuda a manter o entusiasmo e a energia em alta”, afirma Rejane.
4. Fazer amizades com facilidade
Conhecer novas pessoas é quase um dom natural para os extrovertidos. Eles têm uma habilidade incrível de se conectar rapidamente, criando laços em qualquer lugar. No entanto, essa facilidade pode ser mal interpretada. “Pessoas mais introvertidas podem ver esse comportamento como intromissivo ou até mesmo irritante”, alerta a psicóloga.
5. Ser curioso sobre a vida dos outros
O interesse genuíno em saber mais sobre as pessoas pode parecer invasivo para alguns, mas, para os extrovertidos, é apenas uma forma de criar conexões mais profundas. “Eles podem ser vistos como curiosos em excesso, mas, na verdade, só querem compartilhar e trocar experiências”, explica Rejane.
Como usar a extroversão a seu favor
Para aproveitar essas características de forma positiva, a dica é buscar ambientes profissionais e pessoais que valorizem a comunicação e a interação social. “Trabalhos que exigem liderança, comunicação e convivência em grupo são ideais para o perfil extrovertido”, sugere a especialista.
Mas é preciso ter cuidado, pois nem todo mundo funciona da mesma maneira, e saber respeitar os limites dos outros é essencial. “Aprenda a ouvir, controle a ansiedade e dê espaço para que os outros também se expressem. Assim, você evita julgamentos precipitados e conflitos desnecessários”, orienta Rejane.
O autoconhecimento é a chave para equilibrar sua personalidade vibrante com o ambiente ao seu redor. Saber dosar sua energia e observar o contexto pode evitar situações desconfortáveis e ajudar a aproveitar melhor suas qualidades de forma assertiva!
Leia também: Se você puder responder “sim” honestamente a essas 6 perguntas, você tem mais felicidade em sua vida do que pensava