Psicólogo Clínico, do grupo Mantevida*, é formado em Psicologia pelo Centro Universitário Mauá de Brasília (UniMauá), co...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A traição é um dos principais fatores que levam ao fim dos relacionamentos, sendo os mais longos os mais afetados. O problema pode ocorrer em diversos formatos de relacionamentos, sendo caracterizada pela quebra de confiança no parceiro, havendo ou não o envolvimento sexual, ou emocional.
Quem trai pode recorrer a diversas artimanhas para esconder a infidelidade, mas alguns sinais podem se manifestar de forma sutil no comportamento. Descubra quais!
Saiba mais: Pornografia é traição? Especialistas discutem a questão
É possível identificar uma traição pelo comportamento do parceiro?
De acordo com Wanderson Neves de Araujo, psicólogo clínico do grupo Mantevida, é possível identificar uma traição com base no comportamento do parceiro, como mudanças repentinas e inexplicáveis no modo de agir e na rotina.
Entre os sinais que pessoas infiéis podem apresentar estão:
- Comportamento distante, indiferente ou agressivo sem motivo aparente
- Desinteresse em atividades conjuntas
- Responder com menos frequência a mensagens ou chamadas telefônicas
- Começar a cuidar ou a se preocupar com a aparência mais do que o habitual
- Receber mensagens ou ligações telefônicas misteriosas com frequência
- Utilizar as redes sociais intensamente
- Surgir com perfume ou cheiro desconhecido
- Pouca procura para sexo com o parceiro
Como confrontar o parceiro?
A comunicação é a melhor saída em caso de suspeitas de traição. No entanto, o especialista recomenda reunir evidencias solidas e ter calma ao confrontar o parceiro.
“Planeje a conversa em um momento e lugar apropriados, onde ambos possam falar sem interrupções. Expresse seus sentimentos de forma aberta e honesta, sem culpar o parceiro, e dê a ele a oportunidade de se explicar”, orienta.
O apoio de familiares e amigos pode ser fundamental para enfrentar essa situação. Caso necessário, considere também procurar o auxílio de um profissional especializado.
Saiba mais: Pesquisadores indicam a maneira MAIS TÓXICA de terminar um relacionamento