Nutricionista clínica que possui a missão de fazer a diferença na vida das pessoas, ensinando-lhes a ter autonomia nas e...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iVocê sabia que há uma fruta seca que pode ser a chave para melhorar a saúde da sua pele e ainda ajudar a controlar o colesterol? As nozes são um excelente complemento para diversas refeições, combinando bem com tigelas de frutas com iogurte e saladas.
Elas se destacam por serem ricas em antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres — principais responsáveis pelo envelhecimento precoce. Junto com a vitamina E, o zinco e os ácidos ômega-3, esses nutrientes estimulam a produção de colágeno.
Embora os suplementos de colágeno estejam se tornando cada vez mais populares, a alimentação continua sendo uma grande aliada na produção dessa proteína essencial. Nesse contexto, as nozes desempenham um papel importante. Além de serem um lanche saudável e nutritivo, elas podem ajudar a amenizar os sinais de envelhecimento na pele e nas articulações.
Leia mais: Melhor colágeno para depois dos 50: o que tomar para pele boa e juntas renovadas
Nozes e a saúde cardiovascular
Pesquisadores de Harvard já destacaram os benefícios das nozes, apontando que essa oleaginosa possui baixo teor de gorduras saturadas e está entre as opções mais ricas em ômega-3. Como resultado, ela ajuda no controle dos lipídios no sangue e na redução do colesterol ruim, tornando-se uma grande aliada da saúde cardiovascular.
Outro benefício relevante está relacionado ao sono. As nozes são naturalmente ricas em melatonina, o hormônio responsável pela regulação do ciclo do sono. Esse nutriente é produzido pelo próprio organismo, mas sua produção diminui com o passar dos anos, tornando o consumo de alimentos ricos em melatonina ainda mais vantajoso, especialmente após os 40 anos.
Micronutrientes e cuidados no consumo das nozes
Além disso, as nozes oferecem uma excelente fonte de fibras, potássio, cálcio e proteínas. Para incorporá-las de maneira criativa ao cardápio, vale apostar em receitas como barras fitness de aveia e nozes, salada de espinafre fresco com mirtilos, nozes e queijo, ou até uma salada de batata e cenoura com molho cremoso de nozes. São opções saborosas e nutritivas para qualquer momento do dia!
A nutricionista Patrícia Carvalho explica em um artigo anterior no MinhaVida que: “A noz possui diversos compostos que potencializam sua ação antioxidante, melhoram o perfil inflamatório e agem contra o estresse oxidativo, como a inibição da oxidação do LDL-colesterol e certos mecanismos que podem levar ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer.”
Ela ainda complementa: “Além disso, as nozes contêm micronutrientes como cálcio, magnésio, potássio, cobre, zinco, selênio e vitaminas B1, B3 e B6. É uma excelente fonte de manganês e fósforo, minerais muito importantes para o organismo. O consumo recomendado de nozes por dia é de 4 unidades, o que garante um bom percentual da quantidade necessária desses micronutrientes.”
Patrícia também destaca que a melhor forma de consumir as nozes é in natura, sem adição de sal. “O consumidor deve estar atento no momento da compra, evitando adquirir produtos expostos, devido ao risco de contaminação pela manipulação de outras pessoas e pela exposição a luz, calor e umidade. O ideal é comprar as oleaginosas em embalagens fechadas.”
Leia também: Para onde foi o colágeno? 5 hábitos que fazem a pele do rosto ‘cair’ mais rápido