
Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
i
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR), o Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) é caracterizado por um padrão generalizado de grandiosidade (em fantasia ou comportamento), necessidade de admiração e falta de empatia.
Alguns dos traços narcisistas comuns estão se tornando mais frequentes, e já existem especialistas que afirmam que estamos enfrentando uma “epidemia de narcisismo” nas sociedades ocidentais modernas. E esses narcisistas também têm filhos.
Um perfil narcisista carece de habilidades essenciais, como autoconsciência, compaixão e empatia, que são fundamentais para o desenvolvimento saudável da inteligência emocional de uma criança. Além disso, os traços tóxicos compartilhados por alguns podem levar, segundo pesquisas recentes, a problemas como baixa autoestima, dificuldade em regular as emoções, insegurança e dificuldade em estabelecer limites na vida adulta.
Embora cada narcisista se comporte de maneira diferente, há certos traços em comum que, muitas vezes sem intenção, prejudicam a criação dos filhos. De acordo com a Dra. Ramani Durvasula, psicóloga, professora de psicologia na Universidade Estadual da Califórnia e autora de vários livros, como Não é você: como identificar e se curar de pessoas narcisistas, esses comportamentos podem ter efeitos duradouros na vida das crianças.
Leia mais: Pessoas narcisistas tiram proveito dessa característica que todas as pessoas boas têm
Você trata seus filhos de forma diferente
A especialista explica que um pai narcisista sempre terá um filho favorito, mesmo que não admita isso abertamente. Se valorizar esportes, seu filho mais atlético será o preferido. Se priorizar boas notas, aquele com o melhor desempenho acadêmico receberá mais atenção. Essa atitude faz com que os pais demonstrem preferência por alguns filhos em detrimento de outros, o que, segundo a psicóloga, pode prejudicar o relacionamento entre irmãos e levá-los a competir pela atenção e pelo tempo dos pais.
Você apoia seus filhos em público, mas os critica em particular
Em público, você elogia seu filho, diz que ele é extraordinário, que tira ótimas notas e que você tem orgulho dele. Mas, em casa, diz que ele poderia ter tirado 9 em vez de 8 se tivesse se esforçado mais. Esse tipo de comportamento pode fazer com que a criança se sinta culpada por ter sentimentos negativos nessas situações, especialmente porque o pai ou a mãe se apresenta como um exemplo para os outros.
Você não incentiva seu filho a expressar suas necessidades
O narcisismo muitas vezes está associado ao egoísmo. “Pais narcisistas costumam desconsiderar as vontades, preferências ou crenças dos filhos”, explica a especialista. Isso pode acontecer de forma sutil, com comentários que minam a confiança da criança, como: ‘Por que você acha que seria bom nisso?’
Você cria uma atmosfera de desconfiança e segredo
Segundo a Dra. Durvasula, “para ganhar mais poder dentro da dinâmica familiar, os pais narcisistas compartilham segredos com os filhos, criando uma sensação de ‘nós contra eles’”. Por exemplo, ao dizer: “Não conte para sua mãe, mas a vovó me disse outro dia…” Esse tipo de atitude gera desconfiança dentro da família e cria a falsa ideia de que compartilhar segredos é uma forma de conquistar aprovação dos pais.
Você vê seus filhos como uma extensão de si mesmo
Os filhos não são uma extensão dos pais. No entanto, para um pai narcisista, essa ideia pode ser difícil de aceitar. Se a criança segue os desejos dos pais, ela é valorizada. Se não, pode ser ignorada ou criticada. Isso faz com que a criança perca a confiança em seus próprios julgamentos e, muitas vezes, abandone suas preferências e interesses para se encaixar nas expectativas dos pais.
Você espera que seu filho sinta o mesmo que você
Para um pai narcisista, se o humor do filho não estiver alinhado com o seu, ele pode ser visto como desleal. Por exemplo, em uma criação saudável, se um filho estiver triste enquanto os pais estão felizes, os pais procurarão entender seus sentimentos e oferecer apoio. Já um pai narcisista pode ficar irritado ou frustrado se a criança demonstrar tristeza enquanto ele está de bom humor. Com o tempo, segundo a especialista, esse tipo de comportamento pode fazer com que a criança deixe de confiar em suas próprias emoções.
Leia também: Se você não quer que seu filho se torne um adulto narcisista, precisa ensinar essas 6 coisas para ele