
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.

Ver carrapatos no verão sempre foi comum, especialmente em áreas com animais, gado, grama alta nos campos, etc. No entanto, nos últimos anos, esses parasitas também estão se espalhando para as cidades e se multiplicando devido ao aumento das temperaturas em todas as estações do ano.
Embora seja possível combater esses pequenos animais com inseticidas químicos ou até mesmo com repelentes, o ideal seria evitar que eles andem soltos pela casa, mantendo-os o mais longe possível dos nossos jardins, pátios e terraços. Como conseguimos isso sem recorrer a produtos químicos comerciais? Com um repelente natural à base de planta.
Leia também: Colocar uma folha de louro atrás da porta é um truque simples, mas eficaz, para evitar o grande problema do verão
Um repelente natural contra mosquitos e carrapatos
Felizmente, existem remédios naturais que podem repelir esses parasitas irritantes dos nossos espaços verdes. A natureza nos oferece uma grande variedade de plantas que agem como repelentes e que podemos cultivar em casa ou comprar vasos prontos.
Nesse sentido, existem várias opções, mas uma das mais populares é a citronela, uma planta muito fácil de cuidar que pode ser cultivada no jardim, no terraço ou no peitoril da janela, e que atua repelindo esses tipos de insetos.
O motivo é a presença de geraniol, um composto encontrado em certas plantas, como a citronela ou o capim-limão, que funciona confundindo e repelindo certos insetos, incluindo mosquitos, moscas e carrapatos.
Para potencializar seu efeito, você pode esmagar as folhas regularmente para liberar a fragrância. Além disso, também é possível usar óleos essenciais com citronela na forma de spray na pele ou na roupa.
Leia também: Cheirinho bom e bem-estar: 7 plantas que têm o poder de te fazer sentir melhor
Mais opções naturais?
Se quisermos adicionar outras plantas diferentes ao nosso jardim para ampliar a variedade de repelentes e dar mais cor, existem algumas outras plantas que também podem realizar essa tarefa. Alguns dos mais populares são os seguintes:
- Alecrim
- Lavanda
- Bálsamo
- Tomilho
- Absinto
- Hortelã
- Alho
- Lúcia-lima
- Cedro
Como podemos ver, a maioria delas são plantas com aromas muito fortes que também são utilizadas em cosméticos, perfumes e similares. Podemos mantê-las facilmente em casa, por exemplo, em vasos que podem ser movidos para evitar luz solar direta intensa e geada, permitindo assim que vivam mais.
Leia também: Ninguém presta atenção e até pisam nela: essa é a planta que é um tesouro para o jardim